28/03/2024 14:48:36

Vida e Estilo
02/09/2018 13:00:00

Uso de smartphone e tablet pode causar cegueira


Uso de smartphone e tablet pode causar cegueira
Ilustração

Não dá para negar: as crianças de hoje em dia já nascem sabendo mexer nos celulares e computadores dos pais. Cada vez menos brincam em grupo, nas ruas e parques, e passam horas em frente as telas se distraindo com vídeos e jogos interativos.

Uma parcela de culpa é dos pais que disponibilizam os aparelhos desde a primeira infância para entreter as crianças enquanto realizam suas tarefas do dia. Porém, o grande perigo está nesse tempo indeterminado em que os filhos ficam com os olhos vidrados nos tablets e celulares. E dois estudos recentes comprovam esse risco.

O primeiro, publicado na Ophthalmology, revista da Academia Americana de Oftalmologia, mostra evidência no aumento no número mundial de pessoas com miopia, principalmente crianças com o novo estilo de entretenimento. A pesquisa também mostra que passar o tempo ao ar livre retarda o aparecimento da doença. Os pesquisadores afirmam que não há dúvidas de que quem passa horas em frente ao computador desenvolve a fadiga ocular digital. 

Já um estudo publicado na revista Scientific Reports aponta que a luz azul, que é emitida pelas telas de dispositivos digitais, prejudica a visão e pode até matar as células da retina. Os cientistas asseguram que a córnea e a retina são incapazes de bloquear essa luz azul e por isso ficam vulneráveis. 

O resultado da análise confirma que essa luz provoca a morte das células fotorreceptoras, uma das causas da degeneração macular que causa a cegueira. Foi revelado que a luz azul causa alteração na membrana plasmática das células oculares e interrompe suas funções. Os pesquisadores agora querem aprender mais sobre esses mecanismos para encontrar uma maneira de proteger a visão das crianças e jovens que vivem em um mundo de alta tecnologia. 

Esse tema será um dos destaques do 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que será realizado entre 5 e 8 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió/AL. Na programação científica, diversos médicos irão debater esse tema junto com convidados nacionais e internacionais. 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News