28/03/2024 10:57:53

Maceió
30/08/2018 11:00:00

Após recomendação do Ministério Público, Prefeitura de Maceió reconstrói homenagem aos jangadeiros alagoanos


Após recomendação do Ministério Público, Prefeitura de Maceió reconstrói homenagem aos jangadeiros alagoanos
Dr. Antonio Sodré promotor de Justiça

Após intervenção do Ministério Público de Alagoas, por meio da 66ª Promotoria de Justiça da Capital (urbanismo e patrimônio histórico), a orla da Ponta Verde, em Maceió, ganhou mais uma obra de arte que serve para homenagear a história de Alagoas. Para o promotor de justiça Antônio Jorge Sodré, autor da recomendação que resultou na ação promovida pela Prefeitura de Maceió, a construção do monumento se presta, sobretudo, para fixar na memória coletiva dos alagoanos o grande feito de quatro homens conhecidos como os Jangadeiros Alagoanos.

Dessa vez, os homenageados foram Umbelino José dos Santos, Joaquim Faustilino de Sant’Ana, Eugênio Antônio de Oliveira e Pedro Ganhado da Silva, que saíram em uma pequena jangada de Maceió e foram até o Rio de Janeiro para representar Alagoas durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. A viagem foi um sucesso e, em 1923 (um ano após a viagem), os aventureiros ganharam um monumento localizado na orla da Praia da Avenida.

Assim como Alagoas, outros estados enviaram representantes em embarcações para a então capital do Brasil, naquele ano. A jangada dos alagoanos foi feita apenas com seis paus e a vela, e foi virada em uma tempestade na Bahia.

Mas os jangadeiros foram bravos e, a nado, chegaram à costa baiana, onde foram recebidos pelo governador do estado à época, José Joaquim Seabra, que os ajudou a continuar a viagem.

Os quatro homens só conseguiram chegar ao destino após 98 dias ao mar, em 12 de novembro de 1922.

Recomendação expedida pelo Ministério Público pedia a construção de um monumento que remetesse, justamente, ao que foi erguido em 1923. “Os monumentos públicos são erguidos para preservar a memória de eventos significativos e que constroem uma cidade. Fazem parte da história, da cultura e da memória afetiva de um povo. Como a obra em homenagem aos jangadeiros foi destruída, acredito que a construção de outra, revive, de certa forma, o feitos do jangadeiros e enaltece a cultura da jangada que existe tão forte em Alagoas, principalmente em Maceió”, opinou.

“A recuperação de monumentos históricos resgata uma memória vivida lá atrás, em um passado distante ou recente, e melhorara a relação da cidade com o seu povo. Isso também é política urbana e o Ministério Público estará sempre em prontidão para agir nesse sentido”, disse Antônio Sodré.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News