25/04/2024 14:56:56

Eleição 2018
30/08/2018 20:34:00

Mesários podem baixar aplicativo com instruções


Mesários podem baixar aplicativo com instruções
Ilustração

Os mais de 25 mil mesários alagoanos que atuarão nas eleições deste ano dispõem de uma importante ferramenta para obter instruções e orientações sobre a importante missão de auxiliar a Justiça Eleitoral. O aplicativo Mesários está disponível para ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play ou Apple Store e traz informações sobre procedimentos, dicas e soluções para situações do dia da eleição.

“A ferramenta traz informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nesta eleição e, inclusive, complementa o que é passado nos treinamentos presenciais. Além disso, há um calendário com datas importantes, um quis com três níveis de dificuldades para que os conhecimentos sejam testados e a indicação de caminhos para acessar conteúdos online, como manuais e vídeos de treinamentos”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro.

Em Maceió, os treinamentos para mesários começaram no último sábado, 25, e continuam durante todo o mês de setembro, variando de acordo com a programação de cada Zona Eleitoral. Esses treinamentos são específicos e objetivam solucionar dúvidas e questionamentos que venham a surgir no dia da votação, inclusive especificando acerca de deveres e atribuições dos mesários.

“O treinamento visa capacitar o mesário para atuar no dia da eleição, pois ele precisa saber de todos os atos necessários, desde o momento da recepção do eleitor, até a conferência dos documentos, o manuseio do terminal do eleitor, a coleta biométrica e a liberação da urna para o voto. Um mesário bem treinado facilita muito a vida do eleitor”, ressaltou Ivana Gameleira, chefe de cartório da 33ª Zona Eleitoral.

Calendário de treinamentos em Maceió

Embora os treinamentos dos mesários já tenham começado em Maceió, o calendário se estende até o último sábado de setembro, dia 29. “A orientação que estamos repassando é que, caso o mesário tenha dúvida das datas e locais do seu treinamento, procure diretamente o cartório eleitoral de sua respectiva Zona, através do telefone”, destacou a chefe de cartório.

Os mais de 1550 mesários da 1ª Zona Eleitoral participarão dos treinamentos a partir do dia 17 de setembro (segunda-feira), em turmas às 14h e às 16h, na FAT – Faculdade de Tecnologia de Alagoas, no Barro Duro. A capacitação continua nos dias 18, 19, 20, 21, 24 e 25 de setembro. Já os mesários da 2ª Zona, que somam cerca de 1500, participarão dos treinamentos na sede do SENAI, no bairro do Poço, começando na próxima segunda-feira, 03 de setembro, com turmas às 14h e às 17h. A capacitação prossegue dias 05, 10, 12, 14, 17, 19 e 21 de setembro.

Os responsáveis pela 3ª Zona Eleitoral agendaram os treinamentos para os mesários nos dias  01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, aos sábados, com turmas iniciando às 8h, 11h e 14h. O local escolhido foi o auditório do Fórum Eleitoral da Gruta e a expectativa é que cerca de 1600 mesários participem dos treinamentos. A Faculdade Raimundo Marinho, no Tabuleiro, foi o local escolhido para recepcionar os mais de mil mesários que integram a 33ª Zona Eleitoral. Os treinamentos também acontecerão aos sábados, com turmas às 13h e às 15h, até o dia 29 de setembro.

E as capacitações em Maceió prosseguem na 54ª Zona Eleitoral, que recepcionará os mesários na Faculdade Pitágoras, no Shopping Pátio, dias 18, 19, 20, 25 e 26 de setembro, às 15h, na UNIT do Benedito Bentes  dias 12 e 13 de setembro, às 16h e 19h, e no Fórum Eleitoral da Gruta , dia 11 de setembro (terça), às 19h.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News