23/04/2024 21:12:28

Especial
30/08/2018 16:30:00

Workshop em Maceió vai discutir a visão estratégica e produtiva do Simec – o Sistema Integrado do MEC


Workshop em Maceió vai discutir a visão estratégica e produtiva do Simec – o Sistema Integrado do MEC
Ilustração

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estarão em Maceió, no dia 10 de setembro, participando de um workshop sobre a visão estratégica do Sistema Integrado do Ministério da Educação (Simec). O evento, que conta com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), vai discutir os conceitos fundamentados e aplicados aos processos internos da administração.

Na programação constam mesa redonda e apresentação de "cases reais" de sucesso, registrados em Palmeira dos Índios e Rio Largo, além da simulação de situações que permeiam a gestão das informações no setor público.

O evento
O objetivo central do workshop é trabalhar a organização, otimizando e produzindo resultados no Simec, que garantam e potencializem o desenvolvimento de técnicos de alta performance. “Será uma grande oportunidade para pessoas que estejam alinhadas na busca pela excelência na captação de recursos de projetos essenciais ao desenvolvimento do seu município”, explica Andréa Melo, representante do FNDE, que terá a companhia de Rodrigo Pimenta, também do FNDE, para fortalecer as discussões durante a mesa redonda.

Simec
A presença dos técnicos do FNDE vai possibilitar que os representantes dos municípios alagoanos tenham uma visão estratégica do programa, conheçam o Modelo de Organização e Tratamento de Informação (Moti), novidades sobre a prestação de contas por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), licitação e os caminhos para acessar os recursos dos diferentes programas do Ministério da Educação.

Importância do workshop
Em 2017, o FNDE tinha algo em torno de R$ 400 milhões disponíveis para os municípios brasileiros. O detalhe é que, em Alagoas, apenas Pindoba estava apto para ser contemplado. “O município só pode acessar os recursos dos diferentes programas do Ministério da Educação se estiver habilitado no FNDE e cadastrado nos sistemas corporativos do órgão. Nosso escritório tomou um susto ao saber que apenas um município de Alagoas estava regular para receber os recursos. Entramos em contato com todos e, como tínhamos pouco tempo de prazo, conseguimos regularizar mais 13 municípios. Este workshop, que conta com o apoio da AMA, será importante para que este tipo de situação não volte a deixar os municípios inaptos para recursos federais, através do Ministério da Educação”, alerta Fabiano Siqueira de Miranda, consultor do evento.

Serviço: 
Workshop
: visão estratégica e produtiva do Simec
Data: 10 de setembro
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Conselho Regional de Administração (Rua João Nogueira, 51, Farol)

Ao final os participantes receberão certificado de 9h.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News