29/03/2024 11:49:39

Especial
27/08/2018 00:00:00

27 de agosto, dia do Psicólogo no Brasil. O que comemoramos, afinal?

A homenagem deste site a estes importantes profissionais no cenario social e em particular a Socorro, Socorro II e Nina


27 de agosto, dia do Psicólogo no Brasil. O que comemoramos, afinal?
Ilustração

Por Gabriel Vieira Cândido

Uma comemoração sempre gera uma mobilização social. Para Sirinelli (1999), historiador francês, isto significa que, ao preparar uma comemoração, o foco é direcionado para algum aspecto da história, seus avanços e vitórias. Estas datas comemorativas são terrenos férteis para reflexão sobre nossas práticas, nossas contribuições e análises das mudanças. Com tudo isso, há o reconhecimento e valorização de pessoas que viveram e lutaram por uma causa que continua nos unindo nos dias atuais.

Na Psicologia, um ano importante e que continua sendo lembrado é 1879, já que foi o ano em que Wilhelm Wundt fundou o laboratório que representa o primeiro centro internacional de formação de psicólogos (Araújo, 2009). Em uma perspectiva local, o dia 27 de agosto de 1962 representa uma importante data na história da psicologia no Brasil, pois foi o ano em que a Lei n. 4119 foi promulgada, regularizando a formação e a profissão no país. Desde então, nesta data, são lembrados os esforços de profissionais de várias áreas do conhecimento pela constituição da Psicologia no Brasil. Comemora-se o fim da luta travada, principalmente na década de 1950, por profissionais de diversas regiões do país que viam na Psicologia a oportunidade de melhorar a vida das pessoas, a qualidade da educação oferecida ou mesmo as condições de vida no país; e o início de uma nova luta pela qualidade da formação e dos profissionais.

O dia 27 de agosto de 1962 representa o fim do movimento de profissionais de várias áreas como Educação, Engenharia, Medicina, Filosofia, entre outros, que vinham exercendo a profissão de psicólogo ou ensinando psicologia nos cursos de Filosofia e Pedagogia, principalmente. Estes profissionais enfrentaram reações de médicos que eram contra a prática psicoterapêutica por profissionais sem a formação médica. Foi durante esta luta pelo reconhecimento legal da profissão de psicólogo que a Psicologia ganhou espaço no meio acadêmico, houve um aumento da publicação no país e ampliação das áreas de aplicação. Desde as primeiras décadas do século XX, quando o ensino de Psicologia entrou no meio acadêmico como parte da formação de filósofos e professores, foram feitas traduções de livros e artigos, além da publicação de artigos inéditos de brasileiros em revistas que estavam surgindo no país. A organização de profissionais começou acontecer em entidades científicas como Sociedade de Psicologia de São Paulo (1945), Associação Brasileira de Psicotécnica (1949), Associação Brasileira de Psicologia (1954), Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (1959). Todos estes acontecimentos representam o processo de consolidação da Psicologia no Brasil.

Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, primeira revista científica de Psicologia no Brasil (1949), publicada pela Associação Brasileira de Psicotécnica, sob os auspícios do ISOP/FGV-RJ. Revista ainda em circulação, com o nome de Arquivos Brasileiros de Psicologia, editada pela UFRJ.

Por fim, esta data também marca o início do período profissional da Psicologia, pois, mesmo com o surgimento do primeiro curso de graduação na área, na década de 1950, é a partir do dia 27 de agosto de 1962, que começa o ensino formal e reconhecido por lei (Massimi, 1990). Não fossem todos os embates já apresentados, estes novos profissionais ainda passaram por um regime militar, a partir de 1964, a reforma universitária de 1968, a elaboração do currículo mínimo para a formação do profissional e a elaboração dos materiais didáticos, a ampliação do campo de atuação e reconhecimento da profissão pela comunidade.

Por tudo isso, atualmente, todo dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o dia do Psicólogo pelos psicólogos brasileiros. Olhando rapidamente para a história, pode-se responder à pergunta inicial: “O que comemoramos, afinal?”. Comemora-se uma história de perdas e vitórias, alcançadas por pessoas que batalharam para criar o cenário profissional dos dias atuais. Esta comemoração, portanto, nos faz lembrar que todos os psicólogos de hoje são parte de um projeto que ganhou força no dia 27 de agosto de 1962 e que não está acabado. Cabe aos psicólogos de hoje, então, pensar na história que deverá ser contada no futuro.

ripehp.com 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News