19/04/2024 05:29:19

União dos Palmares
26/08/2018 14:30:00

Passeio pelos Caminhos da Liberdade enche os olhos


Passeio pelos Caminhos da Liberdade enche os olhos
Serra da Barriga em União dos Palmares

éu azul, coqueirais e praias que estão entre as mais belas do país, num litoral de quase 300 quilômetros. Lagoas, que dão nome ao Estado e que enchem os olhos dos visitantes. Cidades históricas ao longo do rio mais antigo do Brasil, o São Francisco. Cidades que fazem parte do circuito do frio que podem se abrir para o turismo. Mas, o mais interessante é saber que, em Alagoas, os turistas, que podem aproveitar todos esses circuitos turísticos, podem também fazer passeios de caráter cultural e histórico num novo roteiro, “Caminhos da Liberdade”, que reúne municípios ligados à época da escravidão.

Pouco conhecido e menos ainda divulgado, esse roteiro, mais conhecido como A Rota da Liberdade, envolve as cidades de São José da Laje, Murici, Ibateguara e, principalmente, União dos Palmares, onde fica a Serra da Barriga, por sua vez, cenário do Quilombo dos Palmares, o maior e mais importante agrupamento de negros escravos fugitivos do Brasil.

O mais importante é que todas ficam a pouco mais de uma hora de carro de Maceió, portanto fácil para se visitar, tanto por parte de alagoanos e, sobretudo, para se entrar no roteiro de operadores de turismo.

Sem contar o notório valor histórico dessas cidades, principalmente a região da Serra da Barriga, local de visitantes de todo o Brasil em função do Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, ainda é possível aproveitar atrações como passeios ecológicos, caminhadas por trilhas em áreas de mata atlântica, banhos de cachoeiras e observação de aves e animais silvestres.

Conhecer a região é também aprender um pouco mais sobre a figura de Zumbi dos Palmares, o maior líder negro da história do país, não por acaso à frente do movimento de resistência contra a escravatura que foi o Quilombo dos Palmares.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma referência ao dia do assassinato de Zumbi: morto na data, em 1695, numa emboscada. Claro que uma vez lá, além de refletir sobre o passado escravagista brasileiro, preste bem atenção na vista privilegiada, e verde, da Serra da Barriga.

Quatro municípios da rota que merecem uma visita

A Rota ou Caminhos da Liberdade, que envolve as cidades de São José da Laje, Murici, Ibateguara e, principalmente, União dos Palmares, apesar de ser um roteiro formatado por Alagoas já há alguns anos, existe, mas não foi amplamente divulgado para realmente chamar a atenção de operadores de turismo.

Chamado de Caminhos da Liberdade, o convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. A proposta da criação do roteiro era a de aumentar as opções para o turista que chega ao Estado e ao próprio alagoano, com uma rota ecológica, cultural e rural.

Cada município dessa nova rota apresenta características próprias e atrações instigantes: União dos Palmares, que é a principal referência da região, tem a serra da Barriga e toda sua temática histórica com o Quilombo dos Palmares; Murici tem a maior área preservada de mata de atlântica existente em Alagoas e observação de aves; Ibateguara tem as serras e cachoeiras e São José da Lage, conhecida como a Princesa das Fronteiras, apresenta uma série de ótimas atrações, tendo como destaque uma reserva ecológica particular, que é referencial no quesito da preservação.

 

Fonte: Tibruna Independente / Cláudio Bulgarelli



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News