20/04/2024 08:10:51

Especial
26/08/2018 18:30:00

'Gatos' fazem Brasil perder energia suficiente para abastecer SC por um ano


'Gatos' fazem Brasil perder energia suficiente para abastecer SC por um ano
Ilustração

Brasil perdeu em um período de um ano (entre maio de 2017 e abril de 2018) 31.533 gigawatts (GWh) de energia com furtos, desvios ou fraudes, informou ao G1 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a Aneel, a quantidade de energia perdida com os "gatos" seria suficiente para abastecer um estado como Santa Catarina pelo mesmo período.

Atualmente, o prejuízo com os "gatos" é estimado em cerca de R$ 4,5 bilhões.

Pelas regras da Aneel, cada distribuidora tem uma quantidade definida para a perda de energia e o valor referente a este montante pode ser repassado ao consumidor – o que ultrapassa o limite é pago pela distribuidora.

Segundo o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, se não houvesse a perda de energia com os "gatos", a tarifa poderia ser 4,3% menor.

O que dizem as distribuidoras

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abrade), Nelson Leite, afirma que as concessionárias têm atuado para evitar fraudes, mas é importante que a sociedade condene a prática e denuncie. Ele lembra que todos os consumidores pagam o prejuízo com o furto de eletricidade.

O presidente da Abrade destacou também que, além de combater a fraude, é importante as distribuidoras atuarem em ações de eficiência energética para as pessoas terem acesso à energia elétrica.

Segundo Sales, quando a pessoa consome energia por uma ligação clandestina não tem consciência do quanto consome.

Efeitos da crise econômica

Para Cláudio Sales, do Instituto Acende Brasil, o aumento de furtos e fraudes no mercado de energia desde 2016 tem relação com a crise econômica. Segundo ele, as fraudes vinham em trajetória de queda desde 2009.

Na avaliação do presidente do instituto, as concessionárias trabalham para reduzir a perda de energia até porque parte do prejuízo também é pago pelas distribuidoras. "A Aneel tem fixado metas cada vez mais agressivas para redução das perdas", acrescentou.

Alguns estados, porém, sofrem com outros problemas além da falta de investimento. O Rio de Janeiro, por exemplo, cujo índice permitido de perda foi de 12,96%, perdeu 14,5% no ano passado

O alto índice de perdas, para o presidente do Instituto Acende Brasil, tem relação com a falta de segurança.

"Concessionárias que estão no Rio de Janeiro, com áreas de conflito, não conseguem nem entrar para fazer o que precisa, para coibir o gato e isso não pode ser imputado à responsabilidade da concessionária", afirmou.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News