28/03/2024 13:01:29

Governo
25/08/2018 13:30:00

Governo aciona BC contra corte de energia em RR pela Venezuela


Governo aciona BC contra corte de energia em RR pela Venezuela
Ilustração

governo brasileiro acionou o Banco Central para resolver uma dívida com a Venezuela e evitar o corte do fornecimento elétrico a Roraima, afirmou à reportagem o ministro de Minas e Enegia, Moreira Franco.

O estado é o único do país que não é interligado ao sistema elétrico brasileiro e depende em grande parte das importações de energia vindas do país vizinho, por meio da Corpoelec, estatal de energia venezuelana.

Os pagamentos à companhia, porém, estão atrasados, e a dívida chega a cerca de US$ 33 milhões -o que levou a Venezuela a ameaçar interromper o fornecimento.

No entanto, o problema é operacional: os bancos públicos nacionais não têm conseguido fazer as transferências, normalmente em dólar.

"A Venezuela está se liquefazendo, o sistema financeiro deles está com grande dificuldade. Viu-se que não tinha mais condições do sistema funcionar", disse o ministro.

A resolução do problema, segundo Moreira Franco, será dada por uma transferência entre bancos centrais dos dois países. Além disso, o Banco Central da Venezuela pediu que o pagamento fosse feito em euros.

Segundo o ministro, a demora na resolução do problema se deu pela mudança monetária pela qual a Venezuela passou recentemente -foram retirados cinco zeros da moeda local. Ele não especificou quando a transferência será feita.

Questionado sobre o prazo dado pela Venezuela para o pagamento -que ameaçou cortar o fornecimento em setembro-, Moreira Franco destaca que o governo brasileiro nunca deixou de pagar por uma vontade própria.

"Como vai ter um deadline se o problema, na verdade, é deles? Nós estamos querendo pagar há muito tempo, não pagamos por dificuldades locais [da Venezuela]", diz. Com informações da Fohapress. 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News