23/04/2024 06:41:56

Justiça
25/08/2018 11:30:00

João Doria tem direitos políticos suspensos, decide Justiça de SP


João Doria tem direitos políticos suspensos, decide Justiça de SP
Ilustração

Candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria teve os direitos políticos suspensos por 4 anos nesta sexta-feira (24). A decisão é da juíza Carolina Martins Cardoso da 11ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Ainda cabe recurso e o tucano pode manter a campanha até nova decisão. Ele só deve cumprir a pena após exauridos os recursos na 2ª instância, caso seja mantida a condenação.

Doria foi condenado por improbidade administrativa. De acordo com a denúncia apresentada pelo promotor de Justiça Wilson Tafner, da Promotoria do Patrimônio Público, o tucano usou o slogan 'SP Cidade Linda' quando era prefeito de São Paulo para promoção pessoal. O candidato deixou a prefeitura em abril pra concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

O promotor acusa Doria de obter vantagem indevida, enriquecimento ilícito e provocar dano ao erário por ter gasto pelo menos R$ 3,2 milhões do orçamento de publicidade da prefeitura com propagandas do programa de zeladoria urbana 'SP Cidade Linda' no rádio e na televisão.

Na sentença, a juíza também determinou a proibição de contratar com a administração ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por 3 anos e cobrou a "devolução integral dos prejuízos causados ao erário público municipal, consistentes nos valores gastos com campanhas, veiculações publicitárias e confecção de vestuário e materiais diversos com o slogan 'SP Cidade Linda' e ao 'pagamento de multa civil correspondente a 50 vezes o valor da sua remuneração à época dos fatos (R$ 24,1 mil), devidamente atualizada".

Doria também foi condenado pela magistrada ao "pagamento de multa punitiva equivalente a 10 salários mínimos pela prática de ato atentatório à dignidade da justiça", em referência ao suposto descumprimento de decisões judiciais que proibiram o tucano de usar o slogan em fevereiro deste ano, por meio de liminar concedida pela juíza .A Lei Orgânica Municipal diz que os símbolos da cidade são a bandeira, o brasão e o hino.

"Não se pode olvidar também que tais condutas do réu se iniciaram em 2017, período que antecede o presente ano eleitoral e que, em abril de 2018, ele se afastou do cargo de Prefeito, anunciando a sua pré-candidatura para o cargo de Governador do Estado de São Paulo, circunstância que corrobora sua intenção de realizar intensa exposição na mídia com vistas à sua promoção pessoal enquanto exerceu as funções de Prefeito, para continuidade na carreira política, em detrimento do princípio da impessoalidade", diz a decisão.

Doria lidera a corrida eleitoral. De acordo com a última pesquisa Datafolha, o candidato tem 25% das intenções de voto.

Em nota, a defesa do tucano afirmou que a campanha continua e que a decisão deve ser revertida."É importante ressaltar que uma ação popular anterior, com as mesmas alegações, foi analisada pela Justiça e não acatada. A publicidade do Programa Cidade Linda, portanto, foi considerada correta", diz o texto.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News