18/04/2024 05:24:20

Brasil
24/08/2018 07:35:00

Sob ameaça de caçadores, índios isolados são vistos no Amazonas


Sob ameaça de caçadores, índios isolados são vistos no Amazonas
Os vivos vi vem nesta comunidade

Após uma jornada de mais de 300 quilômetros — que incluiu uma caminhada de 120 quilômetros no interior da mata fechada —, uma equipe da Funai (Fundação Nacional do Índio) localizou um povo isolado que vive no estado do Amazonas, próximo da fronteira entre Brasil e Peru. Para evitar o contato direto com esse povo, os pesquisadores filmaram a atividade dos indígenas com um drone.

O grupo, que ainda não teve sua origem étnica identificada pela Funai, vive próximos aos rios Jutaí e Juruazinho, região onde já foram identificados ao menos 11 povos indígenas isolados — estima-se que o número seja maior e chegue a 16. 

Durante a expedição, a equipe constatou a presença de habitações, plantações, ferramentas e outras pequenas construções, como canoas. De acordo com o órgão indigenista vinculado ao governo federal, ao menos 16 indivíduos fazem parte do grupo isolado. 

Apesar de a região ser próxima a uma Terra Indígena protegida pelo governo, foi encontrada a presença de caçadores em diferentes pontos do rio Juruazinho. A Polícia Militar do Amazonas, que acompanhou a expedição, autuou alguns dos infratores e realizou a apreensão e soltura de animais vivos que estavam em posse dos criminosos. 

Objeto utilizado pelos indígenas (Foto: Divulgação/Funai)

De acordo com Vitor Góis, servidor da Funai que coordenou a expedição, esse tipo de trabalho é importante para reafirmar a necessidade de impedir a ação de infratores nos territórios indígenas e garantir a segurança e o direito à terra desses povos. 

Barco encontrado pela Funai (Foto: Divulgação/ Funai)

 




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News