25/04/2024 00:35:51

04/02/2009 00:00:00

Politíca


Politíca

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Alagoas decidiu, na tarde de hoje, pelo afastamento de Hélio Silva, Castelo, Hélio Silva, Manoel Sant'Anna, George Clemente e Jeferson Morais, que ocupavam a suplência de deputados afastados do cargo, em virtude do indiciamento na Operação Taturana, da Polícia Federal.

O anúncio do afastamento dos suplentes foi feito por Fernando Toledo, presidente da Casa. "Diante das decisões da Justiça sobre quem deve ficar nos acentos da Assembléia, nós tomamos uma medida administrativa que é a de afastar os suplentes. Quero que fique claro que não queremos perseguir ninguém", colocou Toledo. O deputado afirmou que os vagas ficarão vazias até que a Justiça determine o que deve ser feito. "Eles saem, mas não volta ninguém até que haja uma decisão judicial", disse.

De acordo com o presidente da ALE, ao decidir pelo afastamento dos suplentes, a Mesa levou em consideração que a decisão do ministro Gilmar Mendes derrunou a liminar de Antônio Sapucaia que, além de determinar a volta dos parlamentares indiciados pela PF, acatava também a posse dos suplentes.

Toledo anunciou ainda que, no próximo dia 10, será realizada uma nova eleição para a Mesa Diretora para todos os cargos, inclusive para a presidência, mas nesse caso em caráter precário, já que o deputado Antônio Albuquerque não renunciou nem foi destituído do posto.

Pressão

Jeferson Morais, que ocupava a suplência de Antonio Albuquerque, colocou que entende a "pressão" sofrida pela atual Mesa para afastar os suplentes. Ele disse ainda que acredita que a Justiça determine que ele e outros colegas afastados, na tarde de hoje, sejam reconduzidos aos cargos.

Manoel Sant'Anna explicou que o grupo dos suplentes entrará amanhã com um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça para que a decisão da Mesa seja desconsiderada. "O resultado disso teremos em 24 ou 48 horas", frisou Sant'Anna.

Taturanas

Enquanto os suplentes eram informados da decisão da Mesa, João Beltrão, Artur Lira, Isnaldo Bulhões e Cícero Ferro chegava, à ALE. O presidente Fernando Toledo garantiu que não se encontrou com os parlamentares indiciados na Taturana. "Eu não me encontrei com eles", sentenciou.

com alagoasemtemporeal // teresa cristina

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News