26/04/2024 20:57:52

04/02/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

O secretário em exercício da Defesa Social, Delegado Federal Washington Luiz, confirmou agora a tarde que a Força Nacional de Segurança Pública estará retornando para Alagoas na próxima semana. Entre os dias 09 e 10, o efetivo composto por 65 integrantes da FN, entre eles, 4 oficiais da policia militar de outros estados, chegarão a capital alagoana e se apresentarão SEDS para o patrulhamento em todo o Estado.

As negociações entre a Secretaria de Defesa Social e a Secretaria Nacional de Segurança Pública para o retorno da Força, começaram ainda no ano passado, logo que a operação Estrela Radiosa encadeada pela 1ª Companhia Independente de Força Nacional se encerrou no Estado. Na época o governador Teotônio Vilela solicitou ao Ministro da Justiça Tarso Genro, a manutenção da tropa em Alagoas.

Já em janeiro deste ano, foi pública a portaria do Ministério da Justiça, que assiná-la a cooperação entre os órgãos de segurança pública do Estado e da União para o envio imediato e emprego da FN em Alagoas. Na mesma portaria ficou definido que as atividades da Força Nacional serão desempenhadas pelo prazo inicial de 60 dias, podendo este prazo ainda ser renovado, a pedido do Estado.

Os homens da FN atuarão em serviços imprescindíveis a preservação da ordem pública apoiando em operações especiais tanto a policia civil e militar. A Força Nacional também atuará em cerco e contenção de áreas identificadas pelo aumento da criminalidade, nos bloqueios de rodovias, no cumprimento de mandados de prisão, na guarda e custodia de presos e no patrulhamento ostensivo.

Segundo o Secretario Washington, o retorno da Força Nacional se deu pela avaliação positiva das ações desenvolvidas pela FN em Alagoas durante os sete meses em que estiveram aqui no ano passado. “Foram 35859 abordagens em pessoas, 5231 abordagem em veículos, 4209 em motos, 156 suspeitos detidos e encaminhados a delegacia, 57 apreensões de arma de fogo, 20 de tráfico de entorpecente e 6 veículos recuperados”. Falou o secretario, apresentando o demonstrativo de produtividade da última missão da FN em Alagoas.

Ainda segundo Washington, amanhã às duas horas da tarde ele receberá em seu gabinete, o Capitão da PM do Rio Grande Sul, Luigi Gustavo Pereira, para tratar dos detalhes da chegada da FN em Alagoas. “Virá um comboio de viaturas da cidade de São Luiz do Maranhão, onde eles estavam atuando em outra missão. O restante da tropa chegará no mesmo dia, vindo de outros estados, eles se encontraram já aqui em Maceió”. Concluiu o secretário.

Fonte: SDS



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News