08/05/2024 20:09:47

02/02/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Gabriel Siqueira e Sol Aragão (colaboradores)

 

 

 

Para a comunidade católica de União dos Palmares, terminam nesta segunda feira (02) as comemorações alusivas aos 174 anos da Festa da Padroeira local, Santa Maria Madalena, evento tido como um dos mais importantes do interior alagoano, incluso no Calendário Turístico Nacional, e que este ano atraiu cerca de sessenta mil habitantes desde o seu inicio, no dia 24 de janeiro.

 

A história da cidade conta que um casal de fazendeiros oriundos de Portugal ao se estabelecerem em União dos Palmares trouxe consigo uma imagem de Santa Maria Madalena e ergueu as margens do Rio Mundaú uma pequena capelinha onde colocaram a santa católica, cujas orações aconteciam geralmente aos domingos. Com o passar do tempo, crescia o número de adeptos, até que certo ano (a festa era comemorada no mês de julho, portanto em pleno inverno), o rio transbordou e derrubou parte da capela, porém, a imagem foi salva a tempo. A parte de então, a festa é comemorada entre janeiro e fevereiro para evitar a época invernosa.

 

Como a cidade crescia com o advento dos engenhos de açúcar, e os devotos pediam que novo templo fosse erguido, foi escolhido um dos locais mais altos da então “freguesia”, onde hoje é a Praça Basiliano Sarmento (outrora Praça João Pessoa), ou Praça da Igreja como é conhecida. Foi erguida uma majestosa Matriz nos moldes portugueses que durou até a década de 70 quando padres canadenses e parte da comunidade católica acharam por bem construir um templo moderno “adaptado à modernidade do catolicismo”, A demolição da antiga igreja ainda hoje é contestada por grande maioria dos adeptos da religião cristã.

 

Mas, nem estes fatos obstruíram a Fé do povo de União dos Palmares por sua padroeira, Santa Maria Madalena. Cada ano, a festa se renova, embora hoje seja um misto de religiosidade e festa pagã, mas prevalece o senso religioso e a cada ano parece crescer a devoção pela santa arrependida por seus pecados que ficou devota de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo a Bíblia Sagrada.

 

Para o termino do festejo, além do funcionamento de barracas com comidas e bebidas típicas, existe quermesse, parques de diversões, exibições artísticas na antiga estação ferroviária e na Praça da Igreja, cuja programação foi iniciada às seis horas da manhã com salva de 21 tiros, seguindo-se a celebração da missa às oito horas na igreja matriz, a tarde uma procissão quando as imagens dos santos percorreram as ruas da cidade (com acompanhamento de mais de 15 mil fieis, segundo estimativa da Policia Militar de Alagoas, cuja banda musical acompanhou o cortejo entoando hinos religiosos). Exatamente às 18,00 horas houve um espetáculo pirotécnico, que deverá se repetir a meia noite, como manda a tradição da festa.

 

Haverá um bingo beneficente para a paróquia que inclui uma motocicleta nova, e em seguida, haverá a apresentação musical das bandas Bora Bora e Mastruz com leite.

 

Nina colaborou com a pesquisa histórica para esta matéria.

 

Assista ao Vídeo da Procissão

 

http://br.youtube.com/watch?v=_3P0b3RC5-8

Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 16
Notícias Agora
Google News