24/04/2024 04:15:08

02/02/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

A partir do dia 10 representantes dos municípios já podem comparecer á Central de Almoxarifado Farmacêutico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para pegarem as cotas de preservativos que cada um terá direito para o período carnavalesco. A informação é da coordenadora do Programa DST/AIDS, Sâmia Lemos. “Há uma semana chegaram 1.043.000 preservativos masculinos e 16 mil preservativos femininos” afirmou.


“Todos os meses nós distribuímos uma cota de preservativos para os municípios, algo em torno de 50%. No carnaval, todos receberão, mas será dada uma ênfase maior àqueles municípios onde há uma demanda maior de foliões, a exemplo da Barra de São Miguel, Paripueira, Coruripe, Barra de Santo Antônio”, anunciou Sâmia.


Mulheres em risco


O tema do Ministério da Saúde neste carnaval para a prevenção das DST’s é uma continuação da campanha de fim de ano no combate à AIDS, que abordava os casos da doença em homens a partir dos 50 anos com o tema “Sexo não tem idade, proteção também não”. Agora, o alvo da campanha volta-se para as mulheres nessa faixa etária, em razão do número de casos ter aumentado na população feminina. Segundo dados do programa DST/AIDS da Sesau, do 1996 para 2006, o número de mulheres acima dos 50 anos infectadas dobrou.

A camisinha feminina ainda é um grande tabu. Já possui 15 anos de existência e, no entanto grande parte das mulheres desconhece ou não se interessam em utilizar devido a uma série de fatores, entre eles a falta de conhecimento do próprio corpo e o machismo que ainda impera na relação familiar: “Com a camisinha feminina, a mulher possui autonomia, pois ela mesma pode colocar. A masculina ela depende que o homem coloque. O nosso objetivo é fazer com que as mulheres se previnam, conheçam, adquiram o hábito de utilizá-la. Antes a porcentagem era de 16 homens para uma mulher em relação à AIDS, hoje esse número quase se equipara. É importante que as mulheres se conheçam, falem de sexualidade e de sexo de forma saudável e com responsabilidade” afirma Conceição Torres, da Coordenadoria Estadual do Programa DST/AIDS.


Bloco do Prazer


Outra arma usada na prevenção das DSTs durante a época de folia é o Bloco do Prazer, que há 15 anos trabalha unindo alegria e responsabilidade no carnaval da cidade, promovendo uma campanha de conscientização entre os foliões. Para participar, é só fazer uma doação de uma lata de leite Nan ou de Nestogênio n° 1, que é trocada pelo kit folia, contendo uma camiseta, um boné e um porta-preservativo com preservativos.


“O Bloco do Prazer possui duas mensagens, a da prevenção das DST’s e da solidariedade. As latas de leite vão para crianças portadoras ou expostas ao HIV. Pedimos que elas tenham uma validade de no mínimo seis meses. Estaremos fazendo a troca do kit em dois postos, um na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e outro no Sesc Poço” orienta Sandra Gomes, Coordenadora do programa DST/AIDS do município.

Para quem se interessar em participar do Bloco do Prazer, a sede da Secretaria Municipal de Saúde fica na rua Dias Cabral, n° 569, no Centro, e as trocas ocorrerão do dia 3 até o dia 13, das 8h as 14h. No Sesc poço, funciona na sala Mesa Brasil, das 9h às 19h. O Bloco do Prazer sairá no dia 13 na prévia do Jaraguá e a concentração será nas proximidades do coreto da Avenida da Paz.

O carnaval se aproxima e a mobilização para as festividades de Momo na cidade está cada vez mais intensa O problema é que muitas vezes a responsabilidade e o bom senso são deixados de lado e a saúde dos foliões é posta, por eles mesmos, em grande risco. O perigo das doenças sexualmente transmissíveis é uma realidade, e um alerta é dado para que a sociedade se mantenha consciente dos riscos e da necessidade de prevenção.
A própria estrutura da festividade pede descontração e muitas pessoas que se propõem a cair na folia tentam esquecer do restante do mundo durante os três dias de brincadeira. No entanto, no carnaval os riscos de um descuido ou de um esquecimento em relação ao preservativo, essencial numa situação como essa, é muito maior, seja pela grande quantidade de bebida alcoólica seja por um lampejo de irresponsabilidade. Erros que podem comprometer toda uma vida tranqüila. O programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde – SESAU- já está a postos para intensificar a prevenção nos dias de folia.

por Jornal Alagoas em Tempo / Issac Morais


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News