29/03/2024 02:44:33

Geral
14/08/2018 07:40:00

Principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Ilustração

O mapa do voto. O Norte é a região com mais eleitores jovens no Brasil, a Sudeste tem o eleitorado mais velho, e o Nordeste tem mais mulheres aptas a votar. É o que mostra os dados compilados pelo G1 que mapeiam o voto no país. Mudança no comando da Justiça Eleitoral: a ministra Rosa Weber assume hoje a presidência do TSE. Na Câmara, continua o 'esforço concentrado' para as votações antes do período eleitoral. Entenda como funciona o sistema de energia elétrica no chamado mercado livre, que já responde por 30% do consumo no Brasil. E ainda em economia, começa hoje o pagamento a 17,5 milhões de cotistas do fundo PIS-Pasep. Leia o que é notícia nesta terça-feira:

O mapa do voto no Brasil

Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos para votar nas eleições de outubro. A região Norte é a que possui o maior percentual de eleitores jovens do país, e a Sudeste, a que tem mais velhos, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o Nordeste se destaca na proporção do eleitorado feminino. Veja a eleição em números.

Troca de comando

 
A ministra Rosa Weber, do STF, nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Carlos Moura / SCO / STF)A ministra Rosa Weber, do STF, nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Carlos Moura / SCO / STF)

A ministra Rosa Weber, do STF, nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Carlos Moura / SCO / STF)

Rosa Weber toma posse na presidência do TSE e comanda o tribunal nas eleições 2018. A ministra do STF assumirá o cargo no lugar de Luiz Fux. Ex-professora da PUC, Rosa entrou na magistratura em 1976, tem perfil discreto e integrou Tribunal Superior do Trabalho.

'Esforço concentrado'

A Câmara tem segunda semana de 'esforço concentrado', mas a expectativa é de quórum baixo. Deputados podem votar projeto que dá desconto no litro do diesel, e Mesa Diretora deve discutir a cassação do mandato de Maluf. O Senado não tem sessão marcada por causa da campanha eleitoral.

Energia não regulada

 
Cabos de eletricidade: mercado livre já responde por 30% da energia comercializada no Brasil (Foto: Rafael Marchante / Reuters)Cabos de eletricidade: mercado livre já responde por 30% da energia comercializada no Brasil (Foto: Rafael Marchante / Reuters)

Cabos de eletricidade: mercado livre já responde por 30% da energia comercializada no Brasil (Foto: Rafael Marchante / Reuters)

Mercado livre de energia continua crescendo, mas com menos força. Só existe para grandes empresas e ganhou 402 consumidores neste ano. Entenda como funciona.

Fundo PIS-Pasep

 
 (Foto: Arte / G1) (Foto: Arte / G1)

(Foto: Arte / G1)

Começa hoje o pagamento do Fundo PIS/Pasep aos cotistas de todas as idades que não são correntistas da Caixa e Banco do Brasil. O montante é de R$ 17,5 milhões. Quem tiver direito ao saque pode ir até as agências dos dois bancos. Para os correntistas desses bancos que estão com o cadastro atualizado os pagamentos começaram a ser feitos em conta corrente na última quarta-feira (8).

Loterias

 (Foto: Marcelo Brandt / G1) (Foto: Marcelo Brandt / G1)

(Foto: Marcelo Brandt / G1)

O concurso 2.068 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no município de Coribe, na Bahia. Excepcionalmente, serão três concursos nesta semana, como parte da "Mega Semana dos Pais": além do sorteio de hoje, haverá um na quinta (16) e outro no sábado (18).

40 anos: 20 correspondentes

Livro "Correspondentes" será lançado esta semana (Foto: Divulgação)Livro "Correspondentes" será lançado esta semana (Foto: Divulgação)

Livro "Correspondentes" será lançado esta semana (Foto: Divulgação)

Com mais de 100 histórias contadas por 20 jornalistas da Globo, o livro "Correspondentes - Bastidores, histórias e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo" retrata as experiências e os desafios do trabalho de reportagem internacional em mais de 40 anos de cobertura da emissora



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News