27/04/2024 02:23:24

Justiça
14/08/2018 20:34:00

Moro manda prender ex-executivos da Mendes Júnior para início de cumprimento de pena


Moro manda prender ex-executivos da Mendes Júnior para início de cumprimento de pena
Juiz federal Sergio Moro

juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, determinou, nesta segunda-feira (13), a prisão dos ex-executivos da empreiteira Mendes Júnior Sergio Cunha Mendes, Rogério Cunha Pereira e Alberto Elísio Vilaça Gomes para cumprimento de pena.

Os três tinham sido condenados por Moro em novembro de 2015. Eles recorreram ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e tiveram a pena aumentada na segunda instância.

De acordo com Moro, a execução da pena foi determinada devido ao esgotamento dos recursos junto ao TRF-4 que poderiam ter algum efeito suspensivo da condenação.

O ex-vice-presidente da Mendes Júnior Sérgio Cunha Mendes foi condenado pelo TRF-4 a 27 anos e 2 meses de prisão. Rogério Cunha Pereira, ex-diretor de Óleo e Gás da empresa, recebeu pena em segunda instância de 18 anos e 9 meses, e Alberto Vilaça, antecessor de Cunha Pereira no cargo, foi condenado a 11 anos e 6 meses.

Os três foram considerados culpados por crimes de corrupção ativa e associação criminosa. Sérgio Cunha Mendes e Rogério Cunha Pereira ainda foram sentenciados por crimes de lavagem de dinheiro.

Para facilitar o cumprimento das prisões, Moro determinou "que a autoridade policial conceda aos presos o prazo de vinte e quatro horas para se apresentarem voluntariamente, desde que apresentado compromisso expresso e por escrito subscrito pelo condenado e também pelo defensor".

A decisão de conceder ou não o prazo, segundo o juiz, fica submetida à "discricionariedade da autoridade policial". O juiz federal determinou que os presos sejam encaminhados para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde devem ficar na ala reservada aos outros presos da Lava Jato.

Relembre o caso

Os executivos foram denunciados após a 7ª fase da operação, deflagrada em novembro de 2014, que investigou irregularidades em contratos da Petrobras com empreiteiras.

O processo teve por objeto contratos e aditivos da Mendes Júnior com a Petrobras na Refinaria de Paulínia (Replan), na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), no Terminal Aquaviário Barra do Riacho, na Refinaria Gabriel Passos, e nos Terminais Aquaviários de Ilha Comprida e Ilha Redonda.

Segundo a decisão de Moro, pouco mais de R$ 31 milhões foram pagos em vantagem indevida pela Mendes Júnior Trading Engenharia em contratos da Petrobras para a Diretoria de Abastecimento da Petrobrás. Os valores foram objeto de ocultação e dissimulação através do escritório de lavagem de dinheiro de Alberto Youssef, conforme Moro.

Também foram condenados na mesma ação

  • Paulo Roberto Costa: condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teve as penas acertadas no acordo de colaboração;
  • Alberto Youssef : condenado por por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teve as penas acertadas no acordo de colaboração;
  • Carlos Alberto Pereira da Costa: condenado por lavagem de dinheiro, houve desistência de apelação e, com isso, o trânsito em julgado, sendo a execução penal determinada anteriormente;
  • Enivaldo Quadrado: condenado por lavagem de dinheiro, já está preso por outra condenação;
  • João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida Prado: condenado por lavagem de dinheiro, teve a pena privativa de liberdade substituída por restritiva de direitos;
  • Antônio Carlos Fioravante Brasil Pieruccin: condenado por lavagem de dinheiro, foi submetido ao regime aberto diferenciado, com proibição de sair de casa aos fins de semana. Atualmente, cumpre a determinação de prestar serviços à comunidade;
  • Waldomiro de Oliveira: condenador por lavagem de dinheiro, já está preso por outra condenação.

O que dizem os citados

A defesa de Alberto Elísio Vilaça Gomes disse que ele vai se apresentar.

Já o advogado de Sérgio Mendes disse que pediu para ele cumprir a pena em Brasília, onde mora.

A empresa Mendes Júnior não quis se manifestar.

G1 tenta contato com os outros citados na reportagem.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News