29/03/2024 02:54:16

01/02/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

No mercado de automóveis, o motorista se depara com uma série de marcas no trânsito. Cada uma delas ostenta um símbolo bonito, um nome atraente, algumas chegam a conquistar, além de consumidores, muitos admiradores e fãs.

Nesse universo de marcas, criatividade e um pouco de história, você sabe o significado da marca automotiva que mais o agrada? Ou então sua origem? Então confira a segunda parte da matéria “Conheça o significado das marcas de veículos”, publicada no último dia 25. 
 

Lada
Essa marca pertence a um grupo chamado Autovaz, uma montadora Russa. O nome Lada substituiu o original Zhiguli por ter uma fonética dúbia e confusa. A marca ficou famosa no oeste da Europa com o Lada Riva, um carro econômico e que era vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980. No Brasil foi uma das primeiras marcas a chegar após a abertura de mercado em 1990, mas sua permanência por aqui durou apenas seis anos. O modelo mais famoso foi o Niva, que até hoje tem um bom mercado.

Lamborghini
A marca dos desportivos italianos é uma homenagem a Ferruccio Lamborghini, o fundador da marca. A companhia surgiu em 1963 como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori, na Bolonha. O touro que aparece no símbolo representa as lutas de touro, pelas quais era Lamborghini fanático. Os carros da marca (Diablo e Murciélago) seguem esse fanatismo e contam com nomes de touros famosos.

Lancia
Trata-se de uma das mais antigas fabricas de automóveis da Itália. Surgiu no ano de 1906 e os sócios eram Vicenzo Lancia e Claudio Fogolin. Atualmente é uma das empresas do Grupo FIAT. Com pausas na produção para fabricar equipamentos militares, surgiram sucessos como o Lambda e o Aprilia nos momentos de paz. A empresa teve uma presença muito forte também nos campeonatos de rali com o Lancia Stratos – equipado com motor V6 Ferrari e é considerado até hoje como um dos melhores bólidos já construídos para provas de rali - e com o Lancia Delta HF Integrale.

Land Rover
A marca inglesa é também identificada como o primeiro veículo todo-terreno feito para uso civil. O primeiro modelo foi construído pela Rover em 1948 e baseado no projeto dos irmãos Wilks. A Land Rover tem sido controlada por diversas empresas do segmento durante sua trajetória. Começou pela British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, a partir de março de 2008, pela indiana Tata Motors. A marca é reconhecida mundialmente por ser o carro oficial da rainha da Inglaterra, que sempre desfila com o modelo Range Rover.

Maseratti
O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

Mercedes-Benz
Criada por Gottlieb Daimler, a estrela de três pontas representa a fábrica de motores para todo tipo de utilização, seja na terra, na água ou no mar.

Mitsubishi
No símbolo, um diamante de três pontas remete à resistência e preciosidade. Sua origem vem do nome da marca, que em japonês tem mitsu que significa três e bish, diamante.

Nissan
O nome da marca significa indústria japonesa. A cor do céu e do sucesso na cultura japonesa estão representados na moldura azul da marca. Com o círculo vermelho ao fundo, ambos representam a luz do sol e a sinceridade e remetem ao provérbio sinceridade leva ao sucesso.

Peugeot
O leão estilizado homenageia a cidade de Lion na França e representa a qualidade superior da marca. Utilizado desde 1919 já sofreu sete alterações.

Porsche
O símbolo da marca alemã homenageia a região de Baden-Württemberg e a da cidade de Stutgartt com dois brasões sobrepostos. A partir de 1949 tornou-se o símbolo oficial da marca. Foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, o engenheiro que criou o Volkswagen Fusca. Recentemente tornou-se a principal acionista do Grupo Volkswagen, que abrange as marcas Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti e Lamborghini.

Renault
O losango parecido com um diamante surgiu em 1925. A intenção é remeter a sofisticação e prestígio. A representação gráfica passou por quatro mudanças. O primeiro símbolo, criado em 1898, era duas letras R, uma homenagem aos irmãos Loiuis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.

Rolls Royce
Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, como sinal de luto. A marca é uma empresa inglesa que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo, mas é também um fabricante de motores para aviação.

Saab
Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha. O foco principal da Saab ainda é a produção de aviões, principalmente aviões de caça.

Seat
A marca é uma abreviação de Sociedad Española de Automóviles de Turismo. Atualmente é uma das principais fabricantes de automóveis da Espanha. A companhia foi fundada em 1950, por iniciativa do Instituto Nacional de Industria (INI) para incentivar a venda de carros na Espanha do pós-guerra.

Skoda
O nome correto é Skoda Auto. Trata-se de uma companhia automobilística da República Checa fundada em 1925 e uma das mais antigas deste ramo no mundo. Em 1991 tornou-se subsidiária do Grupo Volkswagen. A fábrica de automóveis surgiu em 1925 como resultado da fusão da Laurin & Klement, fundada em 1895, e da Skoda Pilsen. A primeira já fabricava carros, embora tenha começado a sua atividade com a produção de bicicletas. Depois surgiram as motos de corrida e enfim o primeiro automóvel, o Voiturette A, um grande sucesso de vendas.

Subaru
Na língua japonesa, Subaru significa o grupo de estrelas Plêiades, que estão representadas no logotipo da marca. Recentemente a Toyota comprou a participação que a GM detinha sobre a Subaru, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes.

Suzuki
A marca japonesa surgiu em 1955 com o lançamento do carro Suzulight, mas antes já se dedicava a fabricação de motos. Entre 1937 e 1939 chegou a ter um projeto para construção em massa de pequenos carros, mas que foi abandonado devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial.

Toyota
A nome original da família que fundou a marca era Toyoda. Foi alterado posteriormente para facilitar a pronuncia e assim passou a se chamar Toyota. As origens da empresa, em setembro de 1933, remontam à criação de uma área dedicada à produção de automóveis na já existente empresa que fabricava teares automáticos, chamada por Toyoda Automatic Loom. Atualmente é a maior montadora de automóveis no mundo.

Volkswagen
A origem da marca data da década de 1930 na Alemanha nazista. O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo. Dessa vontade surgiu o nome da marca, que em português significa carro do povo. O projeto de construção ficou conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, como "Beetle". O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche. Mas nem tudo correu bem, a empresa deve a sua existência no pós-guerra a um homem, o major britânico Ivan Hirst, que tocou a fábrica e conseguiu vender carros até aos ingleses.

Volvo
A marca é uma empresa sueca, fundada em 1927, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson. Em latim Volvo significa eu rodo ou, por analogia, eu guio. O polêmico logotipo da marca - hoje controlada pela Ford - é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.

com G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News