25/04/2024 06:25:07

Meio Ambiente
12/08/2018 20:37:00

Povos indígenas controlam um quarto da Terra - ainda bem


Povos indígenas controlam um quarto da Terra - ainda bem
Ilustração

Os povos nativos correspondem a apenas 5% da população mundial, mas ocupam (e cuidam) de mais de um quarto da superfície terrestre. É o que indica um estudo publicado este mês na revista Nature Sustainability. Liderados por Stephen Garnett, da Universidade Charles Darwin, na Austrália, um grupo de 20 pesquisadores internacionais passou três anos estudando 127 fontes, incluindo registros estaduais, dados do censo e mapas públicos, e concluiu que cerca de 38 milhões de quilômetros quadrados em 87 regiões políticas são controlados por povos indígenas.

A pesquisa usa o termo "índigena" para se referir a qualquer população nativa de um território. O mapeamento mostra que dois terços das áreas comandadas por esses povos são essencialmente naturais, ou seja, preservadas da ação humana. Garnett explica que esse número é mais que o dobro da proporção para outras terras.

Segundo os pesquisadores, reconhecer os direitos dos indígenas de uso e demarcação de terras é essencial para implementar metas de conversação e acordos climáticos, seja em escala local ou global. Eles acreditam que o trabalho conjunto entre governos, povos indígenas e demais membros da sociedade civil têm o potencial de somar para as futuras gerações um valor significativo à preservação ecológica de grandes territórios naturais, ecossistemas e até de genes.

Os dados são surpreendentes e animadores. Garnett diz que "compreender a extensão dos territórios com os quais os povos indígenas mantêm ligação é fundamental para vários acordos de conservação e de clima". Para ele, só quando reunirmos as melhores informações disponíveis sobre essas terras é que realmente entenderemos a extraordinária escala da influência desses povos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News