19/04/2024 06:35:48

17/06/2007 00:00:00

Política


Política

A Polícia Federal iniciou neste sábado a perícia nos documentos apresentados pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A análise está sendo feita por dois peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Federal. O presidente do Conselho de Ética, senador Sibá Machado (PSOL-AC) também acompanha os trabalhos.

A PF analisa notas fiscais, recibos e guias de trânsito animal, entregues na sexta-feira (15) pelo senador, depois que reportagem do Jornal Nacional mostrou irregularidades na documentação apresentada pelo parlamentar.

Os documentos, segundo o presidente do Senado, comprovariam que a venda de gado deu a ele rendimentos suficientes para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de 3 anos. Ele afirma que era este dinheiro que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, entregava à jornalista.

A perícia vai apenas verificar a autencidade dos papéis. O Conselho de Ética não pediu uma análise contábil, o que, segundo fontes da própria PF, consideram fundamental para comprovar a legalidade das operações.

Para fazer essa perícia mais rigorosa nos documentos a Policia Federal precisaria de pelo menos uma semana, mas o Conselho de Ética tem pressa para encerrar o caso e pediu urgência. O laudo preliminar da polícia deve ficar pronto na segunda-feira (18).

Na próxima terça-feira (19), o Conselho de Ética vai votar o relatório que pede o arquivamento do processo contra o presidente do Senado. A solicitação de adiamento foi feita pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), a pedido de Renan, durante a sessão do conselho na última sexta-feira.

Fonte: Do G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News