24/04/2024 18:32:37

Mundo
02/08/2018 10:30:00

Pistolas 3D baixadas da internet: a nova ameaça nos EUA


Pistolas 3D baixadas da internet: a nova ameaça nos EUA
Ilustração

O sempre difícil equilíbrio nos EUA entre a defesa das liberdades e o mero senso comum enfrenta um insólito desafio. Uma empresa pretende lançar nesta quarta-feira, 1º, em seu site os projetos de armas de fogo de plástico, materializáveis com uma impressora 3D e com capacidade para disparar e matar como qualquer outra. Assim, qualquer um poderá baixar e fabricar livremente sua pistola ou rifle. Promotores de oito Estados apresentaram na segunda-feira uma ação conjunta num tribunal federal de Seattle exigindo a proibição do que consideram uma “séria ameaça à segurança nacional”.

Após cinco anos de disputa judicial, a empresa texana Defense Distributed, responsável pelo modelo das armas, recebeu em 29 de junho autorização do Governo para lançar os pacotes de instruções para a fabricação doméstica. Em 2013, a firma já havia colocado os projetos no site, mas o Departamento de Estado, sob a presidência de Barack Obama, ordenou que o acesso fosse interrompido por violar a lei que regula a exportação de armas. A administração de Donald Trump reverteu a medida, dando novamente sinal verde à Defense Distributed.

Nesta segunda-feira, em pleno alvoroço pela iminente volta do material ao site, o presidente escreveu no Twitter que estava analisando a questão de oferecer ou não essas armas ao público, e que por isso havia consultado a Associação Nacional do Rifle (NRA na sigla em inglês): “Não me parece que faça muito sentido”, disse, sem esclarecer se pretendia tomar alguma medida para frear a situação. Uma porta-voz da NRA afirmou na semana passada que a organização, principal lobby dos EUA na defesa das armas, considera esse um tema de “liberdade e inovação”.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News