19/04/2024 02:22:36

Mundo
29/07/2018 16:30:00

Médicos são demitidos de hospital na Nicarágua por socorrer feridos em protestos


Médicos são demitidos de hospital na Nicarágua por socorrer feridos em protestos
Ilustração

msn

Ao menos 40 médicos e enfermeiras do hospital público de Oscar Danilo Rosales, na cidade de León, no noroeste da Nicarágua, foram demitidos na sexta-feira (27) por prestar atendimento a manifestantes feridos nos protestos contra o governo do presidente Daniel Ortega. Nenhuma justificativa legal foi dada aos profissionais.

O chefe do departamento de cirurgia e endoscopia do hospital, Javier Pastora, declarou que os recursos humanos da instituição indicaram que as demissões aconteceram "porque fomos solidários e apoiamos os manifestantes".

O médico, que também foi demitido, trabalhava há 33 anos no sistema público de saúde da Nicarágua. Segundo ele, entre os despedidos há oito especialistas, três enfermeiras e um técnico de laboratório.

O cirurgião oncologista Aarón Delgado contou as controversas circunstâncias de sua demissão. "Estava em uma cirurgia quando chegaram dos recursos humanos para me dizer que fosse à direção porque estava demitido", revelou.

Já o pediatra Edgar Zúñiga, também despedido, denuncia a decisão como "arbitrária e sem justificativa". "Fomos demitidos apenas por pensar diferente, (por dizer) que na Nicarágua precisamos de democracia, liberdade, o fim da repressão e das mortes, e mais diálogo".

Um protesto foi realizado na sexta-feira diante do hospital para exigir que os médicos e enfermeiras sejam reintegrados.

Violação do direito ao trabalho

O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) condenou a demissão dos profissionais, alegando que ela viola o "direito ao trabalho". "O único responsável por este atropelo é o presidente Daniel Ortega, que pretende manter funcionários públicos submetidos ao seu sistema corrupto", criticou a organização em um comunicado.

León, um tradicional bastião sandinista, foi alvo de violentas incursões da polícia de choque e de paramilitares após o início dos protestos contra o governo, em 18 de abril.

Segundo grupos humanitários, a repressão aos protestos já deixou mais de 300 mortos e 2 mil feridos, muitos socorridos por médicos voluntários fora dos hospitais, diante da suposta recusa de órgãos públicos de saúde de prestar atendimento aos opositores de Ortega.

(Com informações da AFP)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News