18/04/2024 07:21:01

Especial
26/07/2018 00:00:00

Parabéns Avós hoje é seu dia


Parabéns Avós hoje é seu dia
Ilustração

Por wikipedia

No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o Papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

História

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser mãe de seu filho Jesus Cristo.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Os avós são membros da família, podendo ser maternos (pais da mãe) ou paternos (pais do pai). Os avós são parte essencial do que se entende por família extensa.

Em cultura tradicionais, os avós têm um importante papel na educação das crianças. Já nas sociedades modernas, este papel é menos frequente.O termo avós, é oriundo do acusativo latino "av?s", plural de "avus"avô e "avia"avó.

A razão para o feminino avó possuir a vogal "o" é porque o termo é derivado do diminutivo baixo-latino "aviola" e não do nominativo oficial "avia". Hipocorísticos lusófonos possíveis são: vovô e vovóvovôzinho e vovózinha, as abreviações coloquiais  e  além dos afetivos nena ou nana e neno. Sendo um país de imigrantes, é comum no Brasil que descendentes de estrangeiros chamem seus avós pelos termos nas línguas estrangeiras destes ancestrais e sendo um país de famílias multi-étnicas é usual também a possibilidade de termos diferentes para cada par de progenitores. Descendentes de italianoscorriqueiramente chamam seus avós de "nonni""nonno" para avô e "nonna" para avó, com o diminutivo afetivo "nonnino" e "nonnina". Descendentes de alemães e holandesesusam os hipocorísticos afetivos "opa" para vovô e "oma" para vovó, descendentes japôneses chamam de "ba-chan" avó e para "oji-chan" para avô.

Avós por afinidade

Em algumas regiões do Brasil é comum encontrar familias gigantescas, principalmente no caso das famílias mais antigas. É justamente aí que se encontram os avós por afinidade. Avô por afinidade é qualquer pessoa mais velha que os pais e que tem um relacionamento intimo ou de grande respeito com a família. Podem ser avós dos primos, avós de melhores amigos, tios dos pais, pais de amigos dos pais ou até mesmo amigos dos próprios avós com idades aproximadas. Não tem nenhum laço de sangue com seus respectivos netos, mas são chamados de "vô" e "vó" por afinidade ou respeito. Também são chamados assim para diminuir a formalidade de senhor ou senhora em casos de intimidade muito grande.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News