26/04/2024 12:18:51

Justiça
22/07/2018 00:00:00

Justiça decide que motorista de aplicativo não tem vínculo trabalhista


Justiça decide que motorista de aplicativo não tem vínculo trabalhista
Ilustração

Justiça do Trabalho em São Paulo negou pedido de reconhecimento de vínculo de emprego a um motorista do Cabify, aplicativo de transporte similar ao Uber.

A juíza substituta Christina de Almeida Pedreira, da 48ª Vara do Trabalho, considerou que o motorista não comprovou enquadramento em artigo da CLT (Consolidação de Leis do Trabalho) que define relações empregatícias.

A decisão é do dia 15 de julho. O motorista cobrava, além do registro em carteira, o pagamento de verbas trabalhistas e rescisórios e horas extras. A juíza afirmou, na sentença, que a prestação de serviços de transporte por meio de aplicativo é um modelo de negócio com normas mínimas de comportamento.

"Regras comportamentais não podem ser confundidas com subordinação jurídica; mesmo porque, nesse tipo de negócio, a autonomia do prestador dos serviços também é inerente à relação", diz a decisão.

O Cabify considerou a decisão "muito significativa" e disse oferecer "suporte para os motoristas parceiros que são profissionais autônomos" e usam a plataforma para se conectar com as pessoas que buscam locomoção com segurança. Com informações da Folhapress.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News