25/04/2024 19:53:44

Mundo
22/07/2018 08:06:00

EUA dizem à Turquia que aplicarão sanções ao Irã de forma "agressiva"


EUA dizem à Turquia que aplicarão sanções ao Irã de forma
Ilustração

Do EFE

Os Estados Unidos advertiram à Turquia que aplicará de forma "agressiva" as sanções ao Irã que começam a reger no próximo mês, de maneira que as empresas turcas que negociam com o país vizinho não poderão operar nos EUA, informou neste sábado o jornal turco "Sabah" citando fontes oficiais do país.

"Se as companhias turcas quiserem seguir fazendo negócios com os iranianos, devem entender que não farão negócios no mercado dos EUA ou com o sistema financeiro americano", declarou em Ancara o subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos, Marshall Billingslea, citado pelo jornal "Hürriyet Daily News".

Billingslea faz parte de uma delegação dos EUA que viajou para a Turquia para tratar o futuro das relações empresariais entre Ancara e Teerã após a entrada em vigor das sanções anunciadas por Washington em maio.

O bloqueio à República Islâmica perseguido pelo presidente americano, Donald Trump, após retirar seu país do acordo nuclear iraniano, ameaça afetar sobretudo as companhias turcas no setor do petróleo.

As importações turcas de petróleo iraniano aumentaram e no primeiro trimestre deste ano supuseram 50% do total do petróleo importado, porcentagem que em todo 2017 foi de 27%.

Os enviados de Washington se reuniram com empresas turcas na quinta-feira e com funcionários do Ministério de Exteriores e do Banco Central da Turquia na sexta-feira.

Em relação à possibilidade que alguns tentem eludir as sanções enviando ouro ao Irã em troca de petróleo ou outros bens, como ocorreu no passado, Billingslea afirmou que especialmente "as sanções do Tesouro se aplicarão de maneira muito, muito agressiva e exaustiva".

"Seremos muito mais ativos que no passado", insistiu, em alusão ao anterior rodízio de sanções internacionais impostas a Teerã pelo polêmico programa nuclear, que estiveram vigentes até a assinatura do acordo nuclear em 2015 entre o Irã e seis grandes potências.

O alto funcionário reconheceu que estão sendo "rastreadas grandes compras de ouro na Turquia nestes dias" e "examinando e tentando entender por que está ocorrendo isso".

"As empresas e os bancos turcos devem reconhecer que demos 180 dias antes da entrada das sanções para dar tempo suficiente para fechar seus negócios (com o Irã)", disse Billingslea.

Por sua vez, o Ministério turco de Relações Exteriores destacou em comunicado a importância de suas relações com o Irã.

"As autoridades turcas estão fazendo o trabalho necessário para que a Turquia não seja negativamente afetada pelas próximas sanções", indica a nota.

"O Irã é um vizinho importante para a Turquia e temos uma boa relação econômica e comercial, assim como acordos em matéria de energia. Portanto, faremos um acompanhamento das sanções dos Estados Unidos", acrescenta.

Ancara e Teerã expressaram em mais de uma ocasião a intenção de manter os laços comerciais, inclusive falaram da possibilidade de comerciar o petróleo com suas moedas locais, a lira turca e o rial iraniano.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News