28/03/2024 10:17:26

Polícia
19/07/2018 07:33:00

Coronel entrega ao Conseg nomes de advogados supostamente envolvidos com facções criminosas


Coronel entrega ao Conseg  nomes de advogados supostamente envolvidos com facções criminosas

Com cada minuto

Após o Coronel Marcos Sérgio de Freitas, secretário estadual de Ressocialização e Inclusão Social ter alegado que advogados teriam ligações com integrantes de facções criminosas que agem de dentro dos presídios, o vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg) Antônio Carlos Gouveia, Cacá Gouveia, enviou reclamação por providência para que fossem “dados nomes aos suspeitos”.

Em entrevista ao CadaMinuto, Cacá Gouveia informou nesta quarta-feira, dia 18, que o secretário citado está fora do Estado porém  já respondeu por escrito aos questionamentos feitos pelo Conselho e inclusive citou os nomes dos advogados supostamente envolvidos com os criminosos . “Dar uma declaração dessa natureza, generalizando toda uma categoria, provoca uma vulnerabilidade a todos os profissionais”, reforçou Gouveia.

Agora, enquanto Conseg também aguardo um posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL). “Esse silêncio é inadmissível e é preciso que fique claro que os profissionais da advocacia exercem suas atividades com zelo e não são todos que estão metidos com safadeza”, disparou o vice-presidente.

OAB

Por meio de sua assessoria de Comunicação, a OAB informou que  já agendou uma reunião com o secretário da Ressocialização e Inclusão Social para esta quinta-feira, 19, no prédio sede da Seccional, em Jacarecica, para obter maiores esclarecimentos sobre a suposta ligação de advogados com facções criminosas e que também foram feitos contatos com a Secretaria do Gabinete Civil para tratar do assunto.

“A instituição nunca se furtou ou se furtará em combater toda e qualquer ilegalidade. Nada obstante, não permitirá que supostas atuações irregulares isoladas comprometam a imagem do profissionalismo, ética e a luta diária dos mais de 16 mil advogados de Alagoas”, destacou a OAB.

“O problema do sistema penitenciário deve ser analisado sobre uma perspectiva muito maior e mais complexa. Outrossim, a OAB Alagoas, como preconiza o Código de Ética, não pode confirmar ou passar qualquer informação sobre o recebimento de representações, análises e processos que devem tramitar em sigilo até o julgamento em definitivo. De qualquer forma, a entidade garante que os procedimentos são analisados com afinco e o necessário cuidado, se dispondo a penalizar o advogado não comprometido com a ética e com a lei. Por fim, a Ordem afirma e reafirma que não precisa de intermediadores para discutir com qualquer autoridade os problemas de interesse da sociedade. Nosso compromisso é com o Estado Democrático de Direito e com a Constituição Federal”, concluiu a nota.

Repúdio

Já o Movimento “Sou Advogado” composto por profissionais da área jurídica usou as redes sociais para expressar o desprezo diante do fato destacando que, a categoria é composta por profissionais de bem e se faz urgente a identificação dos supostos advogados citados na declaração do Coronel Marcos Freitas.

Confira abaixo a nota na íntegra

O Movimento “Sou Advogado”, representativo dos Advogados de Alagoas que trabalham e esperam por dias melhores, uma Advocacia forte e pujante e uma OAB, tanto nacional, como local, representativa, atuante e defensora incondicional dos interesses coletivos, das prerrogativas e direitos dos Advogados, com grande inserção na sociedade, em razão do obsequioso silêncio da OAB/AL, vem por meio da presente nota pública apresentar seu total e absoluto repúdio e insatisfação com as notícias genéricas, abstratas e imprecisas veiculadas na imprensa de que “Advogados são suspeitos de ligação com facções criminosas em presídios”, afirmando, de maneira categórica, que a Advocacia Alagoana é composta de profissionais sérios, éticos, comprometidos, aguerridos e trabalhadores, que lutam para sobreviver dignamente, sustentando as suas famílias, contribuindo não apenas para a consagração dos interesses de seus clientes, mas para um Judiciário mais justo, eficiente e que cumpra as leis e a Constituição Federal e para termos uma sociedade justa, ordeira e desenvolvida. Portanto, notícias como as propaladas atingem a honra e o bom nome de todos, o que não podemos aceitar ou tolerar. Como em toda profissão, podem existir maus profissionais, os quais devem ser identificados e punidos, assegurando-se todas as garantias constitucionais, exemplarmente. Continuaremos vigilantes e acompanhando e cobrando a identificação dos supostos advogados e esclarecimento dos fatos, como defendendo intransigentemente o conceito e bom nome da Advocacia e seus integrantes, como as suas prerrogativas e direitos.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News