29/03/2024 12:10:12

Saúde
18/07/2018 20:34:00

Suco de cranberry previne infecção urinária? Não há provas, diz órgão de saúde


Suco de cranberry previne infecção urinária? Não há provas, diz órgão de saúde
Ilustração

Não há provas de que beber suco de cranberry ajude a prevenir ou tratar infecção urinária, segundo diretrizes recém-publicadas pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência em Cuidados (Nice, na sigla em inglês), braço do Departamento de Saúde do governo britânico cujas orientações são usadas para orientar médicos e profissionais da saúde do país.

Apesar de haver uma crença antiga e consolidada no poder antibacteriano da fruta vermelha (também chamada de oxicoco no Brasil), o órgão diz que as evidências são insuficientes.

Em vez disso, o Nice sugere que pacientes com infecção urinária bebam bastante água e se tratem com analgésicos. Eventualmente, pode ser necessário tomar antibióticos, mas só se houver recomendação médica e se os sintomas não diminuírem em 48 horas (ou se piorarem rápida e significamente em qualquer momento).

A cautela com o uso desses medicamentos é pelo fato de muitas bactérias causadoras da infecção urinária já serem resistentes a eles.

Em 2016, o serviço de saúde público britânico (NHS, na sigla em inglês) destacou, em seu serviço de notícias, a existência de um estudo indicando "modestos benefícios preventivos" de cranberry em mulheres que sofriam constantemente de infecções do trato urinário. Mas ressaltou que, além de a pesquisa ter sido financiada por uma produtora de suco, ela não chegou a comprovar que a frutinha seja de fato "uma arma contra a resistência a antibióticos", como argumentava o estudo.

Benefícios x adição de açúcar

A cranberry, assim como seu suco, contém químicos chamados proantocianidinas (PAC), que podem ajudar a prevenir que as bactérias responsáveis pela infecção se prendam aos tecidos do trato urinário - o que evitaria seu crescimento e, portanto, a infecção. Mas um levantamento do programa "Trust Me I'm a Doctor", da BBC, já havia identificado que, mesmo entre os médicos, há opiniões divergentes quanto ao poder preventivo da fruta.

Alguns estudos mostraram pequenos benefícios das cranberries em mulheres saudáveis e não grávidas que sofriam repetidamente com infecções urinárias; outras pesquisas não encontraram comprovação disso.

CranberryDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionBenefícios da frutinha vermelha ainda são alvo de debate na ciência

Em uma pesquisa, uma das conclusões é de que, para uma pequena redução no risco futuro de infecções, seria necessário tomar suco de cranberry duas vezes por dia. Uma curiosidade identificada pela BBC é justamente que muitos participantes dos estudos acabavam desistindo porque tinham dificuldade em ingerir a grande quantidade de suco de cranberry exigida pelos pesquisadores.

Isso leva a outra questão que deve ser avaliada pelos consumidores ao observar o rótulo dos sucos: como as cranberries são originalmente amargas, muitas vezes é usada uma grande quantidade de açúcar para tornar mais palatáveis os sucos industrializados. Chega a haver, em média, cerca de 3 colheres de açúcar a cada 100 ml de suco - ou seja, em um copo de 300 ml, você pode estar ingerindo mais do que a quantidade recomendada de açúcar para o dia inteiro.

Problema comum

A questão costuma mobilizar consumidores porque infecções urinárias são bastante comuns, sobretudo em mulheres.

Um levantamento de 2015 da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (e que está prestes a ser atualizado) identificou que, em média, 94 pessoas eram atendidas por dia em hospitais públicos paulistas por conta desse tipo de infecção. E 66% dos casos eram em pacientes do sexo feminino.

Entre os sintomas estão dor, queimação ou ardência ao urinar; mais vontade de fazer xixi do que o normal; urina escura ou mal-cheirosa; dor na região inferior do abdômen; sensação de mal-estar e cansaço.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News