25/04/2024 11:09:30

Mundo
18/07/2018 07:36:00

Uber é alvo de investigação nos EUA por discriminação de gênero


Uber é alvo de investigação nos EUA por discriminação de gênero
Ilustração

Com EFE

A Uber está sendo investigada pela Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego (EEOC) dos Estados Unidos por acusações de discriminação de gênero, informou nesta segunda-feira a imprensa americana.

O "The Wall Street Journal", que cita fontes com conhecimento do caso, indicou que a investigação é parte de uma série de verificações sobre a companhia feitas pelo governo federal.

Como parte da investigação, que começou em agosto do ano passado, a EEOC ouviu ex-funcionários e atuais empregados da empresa, solicitando também documentos aos que ainda trabalham na Uber.

Segundo o jornal, a EEOC busca informações sobre práticas de contratação, disparidade salarial e outros aspectos relacionados com gênero dentro da Uber. A comissão pode abrir um processo contra a empresa ou buscar um acordo, mas ainda não se sabe se a EEOC tem a intenção de tomar alguma medida contra a Uber.

A empresa disse ao "Journal" que promoveu uma série de mudanças internas nos últimos 18 meses, entre elas a modernização de sua revista e das práticas compensatórias. Além disso, a Uber lançou treinamentos sobre diversidade e liberdade para milhares de funcionários da companhia em todo o mundo.

O jornal ainda afirma que o Uber encarregou o ex-procurador-geral Eric Holder de realizar uma investigação dentro da empresa no ano passado. A ação provocou a demissão de 20 pessoas.

Além disso, um engenheiro de software teria processado a empresa em maio por assédio sexual, discriminação racial e outras acusações.

O "Journal" ainda revela que a chefe de recursos humanos da Uber, Liane Hornsey, foi demitida na semana passada depois de uma investigação interna sobre como o departamento da empresa lidava com as denúncias de discriminação racial.

Segundo o jornal, a Uber encara pelo menos outras cinco investigações federais sobre práticas como a fixação de preços, acusações de pagamento de propina de executivos da empresa no exterior e uso de software para impedir que funcionários do governo rastreiem as operadores da companhia.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News