19/04/2024 16:15:16

Geral
17/07/2018 07:00:00

Trabalhadores da Eletrobras e Chesf paralisam atividades nesta terça-feira (17)


Trabalhadores da Eletrobras e Chesf paralisam atividades nesta terça-feira (17)
Ilustração

Por cada minuto

Nesta terça-feira (17), cerca de 1.300 trabalhadores da Eletrobras Distribuição Alagoas e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) estarão com suas atividades interrompidas por 24 horas.

O motivo da paralisação é a privatização das empresas, cujo leilão foi suspenso pelo Poder Judiciário. Portanto, a categoria vai se reunir em protesto na sede da Eletrobras, no bairro do Farol, em Maceió. 

Em março deste ano, uma audiência pública sobre a privatização da Eletrobras, na sede da Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), em Maceió, terminou em confronto entre manifestantes e militares. O encontro foi convocado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com objetivo de prestar esclarecimentos e receber sugestões para o processo de privatização.


Previsto para o dia 26 de julho, o leilão foi suspenso pela Justiça. Porém, isso não significa que as concessionárias de energia elétrica não possam ser privatizadas. 

As atividades serão suspensas nos setores operacional e administrativo. A Eletrobras soma, ao todo, cerca de 1200 trabalhadores em protesto. Já outros 80 são da Chesf, sendo estes oriundos de outros estados e atuantes em Alagoas.

Na sede da Eletrobras, durante o manifesto, os profissionais estarão com carros de som e faixas. Além disso, o grupo fará um 'adesivaço' para alertar aos motoristas sobre a privatização.

Relembre o caso

Esta não é a primeira vez que os servidores da Eletrobras cessam as atividades este ano. A privatização das empresas levaram os trabalhadores a aderirem às paralisações nos meses de março, abril e junho. Nos manifestos anteriores, os trabalhadores apontaram que, caso a Eletrobras seja vendida, a população vai sofrer com o aumento da conta de energia, entre outros prejuízos. Eles também argumentaram que a estatal não é deficitária, como alegou a União.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News