25/04/2024 17:54:49

Geral
16/07/2018 07:39:00

16 de julho, segunda-feira Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


16 de julho, segunda-feira Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Ilustação

fonte g1

Passou voando. Acabou a Copa com a festa dos franceses com o bicampeonato. Com o fim do Mundial, agora dá pra comparar: quem será que foi mais bem sucedido na organização? Os russos, na Copa deste ano, ou o Brasil, na de 2014? O G1 ouviu a opinião de dois jornalistas que estiveram nos dois eventos. Na política, o Tribunal Superior Eleitoral poderá julgar, ainda durante o recesso, se o ex-presidente Lula ficará inelegível. E no noticiário internacional, hoje é dia do encontro entre Trump e Putin. Na pauta, assuntos delicados como a suposta intervenção da Rússia nas eleições americanas.

Acabou a Copa!

Depois de 32 dias, 64 jogos e 169 gols marcados, chegou ao fim o Mundial da Rússia. Foi uma competição cheia de emoções, como sempre, e com muitas surpresas. O G1 procurou dois jornalistas que cobriram a Copa da Rússia e a do Brasil pra saber qual é a opinião deles sobre a preparação dos dois países para o Mundial. Ambos afirmaram que, no geral, os russos se prepararam melhor para o evento. Leia o porquê.

Lula

O ex-presidente Lula (Foto: Kiko Sierich / Futura Press / Estadão Conteúdo)

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá decidir, mesmo no recesso, sobre pedido para declarar o ex-presidente Lula inelegível. A ação foi apresentada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pede que a Corte eleitoral decida sobre o tema antes mesmo do registro das candidaturas, cujo prazo final é 15 de agosto. A defesa do petista diz que o pedido é 'questionamento precoce' e 'mal concebido manifesto político travestido de ação'.

Encontro entre Trump e Putin

Putin e Trump (Foto: Jorge Silva/Reuters)

Putin e Trump (Foto: Jorge Silva/Reuters)

O presidente russo ainda estava comemorando a final da Copa do Mundo em seu país quando o presidente americano chegou a Helsinque, na Finlândia. O país foi escolhido para ser palco da reunião entre os dois, que será a portas fechadas e deverá começar às 7h15 da manhã, horário de Brasília. Mas a conversa não vai render muito. Essa é o opinião de Donald Trump, que disse que tem expectativas baixas para a cúpula de hoje.

Concursos

Nesta segunda-feira, quase 100 concursos estão abertos nas mais variadas regiões do país. Os salários ultrapassam os R$ 24 mil. O G1 fez uma lista com as oportunidades.

Fies do segundo semestre abre inscrições

Começam nesta segunda-feira as inscrições para 155 mil vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes que fizeram o Enem 2017 e que cumprem os requisitos podem participar das duas modalidades do programa. Uma delas conta com 50 mil vagas para contratos de financiamento da faculdade a juro zero. As inscrições vão até o dia 22 e o resultado sairá em 27 de julho.

Prouni divulga a segunda chamada

lista de aprovados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo trimestre também vai ser divulgado nesta segunda-feira, de acordo com o Ministério da Educação. No total, quase 175 mil bolsas de estudo integrais ou parciais foram oferecidas. Os selecionados devem comprovar as informações das inscrições entre hoje e o dia 23 de julho. A partir do dia 30 deste mês os estudantes poderão aderir à lista de espera do programa.

eSocial obrigatório

A partir de hoje, todas as empresas devem aderir ao eSocial - um sistema para registro de informações sobre os empregados. Companhias com faturamento anual maior que R$ 78 milhões já foram obrigadas a utilizar o sistema no início deste ano.

Fundo PIS-Pasep

Quem ainda não sacou os recursos do PIS-Pasep em junho poderá consultar o saldo a receber a partir de hoje. Os valores já aparecerão com a correção de aproximadamente 8%. A próxima etapa de saques vai começar no mês que vem.

Brasileiras financiadas por Malala

Acontece hoje o primeiro encontro in loco da Rede Gulmakai, um grupo de mais de 30 ativistas de sete países escolhidos a dedo para receberem financiamento e treinamento do Fundo Malala, criado pela ativista paquistanesa que em 2012, aos 15 anos, sobreviveu a um atentado do Talibã.

Desligou no final de semana? Veja o que foi notícia

Malala Yousafzai posa para foto no pátio do hotel Villa Bahia, em Salvador, após conceder entrevista ao G1 (Foto: Egi Santana/G1)


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News