24/04/2024 21:26:51

Saúde
14/07/2018 08:04:00

Estudo diz que só ser obeso não aumenta risco de morte; especialista comenta


Estudo diz que só ser obeso não aumenta risco de morte; especialista comenta
Ilustração

G1 

 
Diretrizes atuais sugerem que todos deveriam perder peso para diminuir impacto de doenças metabólicas (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)Diretrizes atuais sugerem que todos deveriam perder peso para diminuir impacto de doenças metabólicas (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)

Diretrizes atuais sugerem que todos deveriam perder peso para diminuir impacto de doenças metabólicas (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)

Qualidade de vida de obesos

A endocrinologista Maria Fernanda Barca afirma que viu o estudo antes dele ser publicado em um congresso europeu e diz que há uma grande discussão envolvida: a obesidade tem um impacto grande na qualidade de vida, há alterações na capacidade física, na pele, os indivíduos em geral são mais deprimidos.

O estudo da "Clinical Obesity", diz ela, analisou o impacto de doenças metabólicas somente. Maria Fernanda sinaliza, no entanto, para a importância de investigações futuras sobre o tema.

"Essa investigação é importante porque há dificuldade em perder peso. E as diretrizes, no entanto, indicam a perda de peso para todo mundo."
"Claro que a obesidade afeta a qualidade de vida de obesos e eles se beneficiariam da perda de peso pela parte física, como no impacto sobre as articulações. Mas a parte metabólica precisa ser melhor investigada em pesquisas futuras" -- Maria Fernanda Barca (endocrinologista).

Cientistas classificaram obesos a partir do IMC (35 kg/m²) e também compararam essa obesidade com base no IMC com à chamada "obesidade central ou abdominal" -- essa última mais fortemente associada com doenças metabólicas.

"O estudo não mostrou diferença entre um e outro. E não está claro o porquê isso aconteceu, uma vez que a gordura abdominal está ligada à síndrome metabólica e à hipertrigliceridemia [alto índice de tiglicérides (gordura) no sangue]", diz Fernanda Barca.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News