26/04/2024 07:05:42

Alagoas
12/07/2018 20:34:00

Abertura do Projeto Rondon acontece no próximo sábado, em Maceió


Abertura do Projeto Rondon acontece no próximo sábado, em Maceió
Ilustração

Com gazetaweb

lagoas vai receber pela 3ª vez, entre os dias 14 e 29 de julho, mais uma edição do Projeto Rondon. Nomeada de Operação Palmares, a iniciativa vai levar uma série de ações de bem-estar social e de capacitação da gestão pública a comunidades do estado. Além disso, também vai incentivar nos universitários brasileiros a importância da responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania e do desenvolvimento, contribuindo para a formação acadêmica de cada um deles. 

O Projeto Rondon, nesta operação, contará com o apoio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado e a participação de 25 Instituições de Ensino Superior (IES) oriundas de diversos estados do país. A cerimônia de abertura da Operação Palmares será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, às 11h do dia 14. 

 

No total, o estado de Alagoas receberá mais de 250 rondonistas, entre professores e alunos universitários que atuarão em 12 municípios - Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Noia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Novo Lino, Olivença, Porto de Pedras, Quebrangulo, Roteiro e São José da Laje - e que terão como centro regional a cidade de Maceió. Cada município receberá 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES). 

Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Os rondonistas conduzirão, dentre outras atividades, oficinas de orientação escolar e perigo das drogas para professores da rede pública, um fórum de discussão sobre violência familiar para conselheiros tutelares e capacitação de agentes multiplicadores da cultura e das tradições locais.

A Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é a única instituição de ensino superior do estado que participará da operação este ano. 

O Projeto Rondon é uma ação governamental, coordenada pelo Ministério da Defesa que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News