25/04/2024 21:06:18

Alagoas
09/07/2018 20:39:00

Da ideia ao Diário Oficial

O desafio de acompanhar a tramitação de uma lei


Da ideia ao Diário Oficial
Ilustração

Com agência senado

O empenho dos cidadãos em influir na elaboração das leis brasileiras tem ficado mais visível nos últimos anos. Especialmente após o advento das redes sociais da internet e dos canais de facilitação criados pelo próprio Parlamento. Exemplo recente disso é a ampla mobilização em torno do Projeto de Lei 6.299/2002, que trata do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos e está na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A possibilidade de que o uso desses produtos venha a ser facilitado levou a uma forte pressão em todo o país para que os deputados federais derrubem a matéria.

No Senado, a discussão do PLS 514/2017, que descriminaliza o cultivo da maconha para uso pessoal terapêutico, também tem colocado a sociedade em contato direto com a Casa. É cada vez maior o número de pessoas acessando o portal e-Cidadania para se posicionar sobre o assunto, além de sugerir e apoiar outras proposições. No dia 3, o placar a favor da proposição estava em 107.051 contra 2.987.

Apesar desse crescimento, nem todo mundo considera fácil o caminho para acompanhar o andamento de projetos. Na opinião da jornalista Cláudia Gomes, é mais prático fazer pressão pelas redes sociais. Já o assessor do Ministério Público Federal na Paraíba Tiago França diz que toma conhecimento da maioria das votações por meio do programa de rádio A Voz do Brasil. Ele classifica o sistema de buscas no site do Congresso como uma boa ferramenta, mas sugere que ela seja aprimorada, tornando a busca mais clara e acessível para a grande parcela da população que não dispõe de conhecimentos jurídicos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News