28/03/2024 17:09:54

Mundo
06/07/2018 20:35:00

Acusações de censura levam Europa a reavaliar Lei de Direitos Autorais


Acusações de censura levam Europa a reavaliar Lei de Direitos Autorais
Ilustração

Tec minuto

tão temida nova Lei dos Direitos Autorais foi declinada no Parlamento Europeu durante a votação desta quinta-feira (5), com 318 membros tendo votado contra enquanto 278 se mostraram a favor, noticia o The Verge.

A proposta foi alvo de críticas por parte de empresas tecnológicas e ativistas que acusaram a União Europeia de quererem censurar a internet.

Os maiores ‘defeitos’ da proposta foram os Artigos 11 e 13, com o primeiro querendo aplicar uma taxa de ‘links’ por cada ligação ou excerto de notícia presentes numa página, e o segundo indicando a implementação de um filtro para impedir que fosse publicado qualquer tipo de conteúdo relacionado com propriedades protegidas por direitos de autor.

A queda da proposta foi celebrada por tecnológicas como a Mozilla, que afirmou que a decisão era uma “grande notícia” e que o Parlamento Europeu “ouviu a voz dos cidadãos europeus”.

WhatsApp Beta enfrenta bug com áudios

"O futuro da internet aberta e da criatividade na Europa depende [desta lei]", podia ser lido no comunicado da empresa.

A Lei dos Direitos Autorais vai agora voltar um passo atrás para ser reavaliada e ‘retocada’ de modo a ser votada no Parlamento Europeu em setembro.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News