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Especial
06/07/2018 10:30:00

5 dicas para saber se o SMS que recebeu é do banco ou de um golpista


5 dicas para saber se o SMS que recebeu é do banco ou de um golpista
Ilusgração

Com notícias ao minuto

Atualmente é muito comum fazermos tudo com o smartphone, inclusive transferências bancárias. Por cause disso, alguns bancos se comunicam com seus clientes virtualmente, como forma de trazer praticidade e eficiência ao dia a dia das pessoas que possuem contas em determinados estabelecimentos financeiros.

O grande problema é que golpistas estão tentando tirar proveito desta nova tendência. Os criminosos enviam mensagens falsas se passando pelos bancos, com o objetivo de roubar senhas ou dados pessoais. Então como você pode saber se aquela mensagem que avisa sobre uma atualização de cadastro ou que pergunta se o número da sua conta está correto é mesmo da sua instituição bancária ou um golpe?

Segundo o G1, o especialista em informática Richard Thomas, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, ensina como detectar esse tipo de atuação fraudulenta.

De acordo com o profissional, muitos hackers usam programas de computadores capazes de enviar imediatamente centenas de mensagens de uma só vez. "Elas parecem perfeitamente autênticas", diz ele.

Esse tipo de golpe é chamado de "smishing", uma combinação de SMS e "phishing", que ocorre quando os golpistas tentam se passar por uma pessoa ou entidade de confiança da vítima.

Saiba como não cair nesse tipo de golpe:

1. Pedido para clicar em um link

Mensagens falsas, em sua maioria, incluem um link e incentivam o destinatário a clicar nele. Nunca responda ou clique no endereço enviado. Elas também podem solicitar que você baixe um arquivo ou um software. Não o faça.

2. Incluem um número de telefone para chamar

O especialista afirma que muitas dessas mensagens têm um número de telefone para entrar em contato. "Nem pense em ligar", avisa. "Se você quiser entrar em contato com seu banco, verifique o número de telefone no verso do cartão bancário ou no site da entidade.", alerta Thomas.

3. Pedido de senha e outras informações

Você nunca deve fornecer senhas ou informações pessoais e confidenciais por meio de uma mensagem de texto.

"Um banco nunca entraria em contato com você para pedir sua senha", explica Faye Lipson, jornalista da Which, organização britânica de consumidores.

4. O número aparece numa pesquisa na internet

Para checar se uma mensagem é falsa ou não basta também fazer uma busca rápida na internet pelo número que a está enviando. Algumas vezes o número aparece nos sites onde esse tipo de golpe é denunciado.

5. Mensagens que chegam 'do nada'

Thomas avisa que mensagens fraudulentas geralmente vêm "do nada" e são enviadas sem que tenha sido feita qualquer solicitação. Isso ocorre porque possivelmente é uma máquina que escolhe aleatoriamente os números para os quais envia as mensagens.

Normalmente, essas mensagens dizem que o banco atualizou "os termos e condições do serviço" ou que você precisa "confirmar seus dados". Como regra geral, essas seriam desculpas para que os hackers possam acessar sua conta.

Caso esteja suspeitando de fraude, é recomendável bloquear o número que enviou a mensagem para não ficar registrado na rede dos vigaristas.



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