25/04/2024 19:30:37

Tecnologia
04/07/2018 12:35:00

Facebook revela que compartilhou dados de usuários com mais empresas que imaginávamos


Facebook revela que compartilhou dados de usuários com mais empresas que imaginávamos
Ilustração

O Facebook está tentando ser mais transparente, mas a iniciativa só mostra o quão enrolados eles estão com toda essa história de compartilhamento de dados. A companhia revelou ao Congresso dos EUA que dividiu informações sobre seus usuários com 52 empresas de software e hardware, incluindo algumas sediadas na China.

• Facebook chegou a compartilhar dados pessoais de usuários com fabricantes chinesas
• App de quiz expôs dados de 120 milhões de usuários no Facebook até o mês passado

De acordo com o Wall Street Journal, essa informação faz parte de um documento de 747 páginas que a rede social entregou nesta sexta-feira (30), aos legisladores da House Committee on Energy and Commerce (Comitê de Energia e Comércio dos EUA).

documento tem como objetivo responder algumas das questões que Mark Zuckerberg deixou de tratar quando testemunhou diante dos parlamentares há alguns meses.

Entre as principais empresas com as quais o Facebook compartilhou informações adicionais estão Apple, Amazon, Microsoft, Qualcomm e Samsung, além da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba. A BlackBerry também estava na lista, bem como a Nissan, UPS, entre outras.

Também nessa lista de 52 empresas, e de particular interesse para os parlamentares, estão companhias chinesas como: Huawei, Lenovo, Oppo e TCL.

As agências de inteligência dos EUA já levantaram suspeitas sobre essas empresas e se preocupam com alguns de seus laços com o governo chinês, particularmente a Huawei. O diretor do FBI, Chris Wray, afirmou anteriormente que os produtos dessa fabricante possuem “a capacidade de modificar ou roubar informações maliciosamente”.

Nem todas as revelações no documento são novas. O New York Times noticiouanteriormente que o Facebook compartilha dados com pelo menos 60 fabricantes de hardware, principalmente com empresas que produzem smartphones. A Huawei já estava nessa lista.

Segundo o Facebook, esses dados foram compartilhados com as empresas mesmo após alguns meses depois que o acesso dos desenvolvedores às informações pertencentes aos amigos foi cortado (foi assim que todo o escândalo da Cambridge Analytica estourou). A companhia compartilhou nomes de usuários, sexo, data de nascimento, cidade atual, cidade natal, fotos e curtidas em páginas.

De acordo com o Wall Street Journal, a empresa explicou que os dados foram fornecidos em uma tentativa de melhorar sua capacidade de operar em diferentes plataformas e dispositivos. “As pessoas acessavam a internet usando uma ampla variedade de celulares, incluindo smartphones básicos ou aparelhos antigos”, escreveu o Facebook. "Nesse ambiente, a demanda por serviços de internet como Facebook, Twitter e YouTube superou a capacidade de nosso setor de criar versões de nossos serviços que funcionavam em todos os celulares e sistemas operacionais."

Pelo que parece, os parlamentares não estão completamente convencidos com a explicação do Facebook. De acordo com Hill, o principal democrata da Casa Energia e Comércio, o congressista Frank Pallone Jr., disse que, "após a primeira revisão do documento, estou preocupado que as respostas do Facebook levantem mais questionamentos do que respostas". Com msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News