25/04/2024 07:54:11

17/01/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

Entre os projetos já aprovados pelo Ministério da Justiça para Alagoas, está a construção do presídio para jovens, que visa atender a reeducandos na faixa dos 18 a 24 anos.

O projeto foi viabilizado pelo próprio Ministério da Justiça e passa pela supervisão do Departamento Penitenciário Nacional - Depen. Coube ao Sistema Penitenciário de Alagoas providenciar a área e os demais requisitos solicitados pelo governo federal para a execução do projeto.

Alagoas foi o primeiro estado a atender as demandas do Ministério da Justiça. Este ano o projeto entrará em fase de licitação. Segundo o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, o presídio pode ficar pronto em até um ano e meio após o inicio das obras.

Para Bugarin, o presídio para jovens acresce um novo momento no sistema prisional alagoano. O intendente diz que o modelo de gestão será completo para a recuperação do reeducando, com salas de aulas e ensino.

“A função do presídio não será apenas a de alojar o preso, mas fazer um acompanhamento, tendo uma visão mais social e educativa, para que os jovens ali resguardados possam sair recuperados”, observou Bugarin.

Além do novo modelo de gestão, o presídio para jovens contará com profissionais capacitados em Brasília e uma nova infraestrutura, com material mais seguro para os presos e para os agentes penitenciários.

A nova penitenciária vai gerar 421 vagas e o governo federal já liberou os recursos, no valor de R$ 14.850,00, que serão somados à contrapartida do Estado de 1%. No último dia 12, o governador Teotonio Vilela assinou convênios com a Caixa Econômica Federal que incluía a verba para o presídio.

Sônia Nascimento esclarece que a definição da faixa etária entre 18 e 24 anos serve para que estes presos não dividam espaço com detentos mais velhos e experientes, que poderiam influenciá-los de forma negativa. “É desta maneira que esperamos tornar mais fácil a ressocialização e reintegração desses jovens”, disse.

Bugarin ressalta que este é um projeto fundamental para a recuperação dos jovens, que hoje representa quase metade dos presos de Alagoas. “A faixa etária do presídio é a fase mais crítica na juventude, e um projeto que tem foco voltado para a recuperação desses cidadãos é de extrema importância para nosso Estado”, acrescentou.

com agência alagoas // luana lamenha



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News