28/03/2024 17:09:42

17/01/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

A partir de segunda-feira, todas as cirurgias eletivas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estarão suspensas em Alagoas. A paralisação é iniciativa dos médicos alagoanos e contraria liminar obtida pelo Ministério Público Federal que obriga os 112 municípios do Estado a cumprir todos os procedimentos cirúrgicos da tabela do SUS. Os médicos reclamam que os valores da tabela são insuficientes e se negam a continuar recebendo "quantias imorais", afirma o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Wellington Galvão.

Esta não é primeira paralisação. Entre junho e dezembro de 2008, a categoria já havia suspendido as cirurgias. Apenas os serviços de urgência e emergência foram mantidos. Nos últimos dez anos, diz Galvão, o número de profissionais credenciados no SUS caiu de mais de mil para cerca de 300. "Nossa cobrança é que tanto o Estado quanto os municípios entrem com a mesma quantia destinada pela União para a Saúde".

Uma proposta do sindicato que reajustava os valores pagos em Alagoas para 50% do valor da rede privada chegou a ser aceita, mas a Secretaria de Estado da Saúde recuou e o impasse continua. "Para nós a paralisação nesta segunda será precipitada", diz o superintendente da secretaria, Vanilo Soares. Ele não vê muitas saídas para a crise no Estado e coloca a responsabilidade do reajuste de financiamento da saúde na conta dos municípios. "Maceió, por exemplo, tem gestão plena da saúde. Esperamos que exista uma ação conjunta."

Agência Estado


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News