19/04/2024 19:28:07

Saúde
02/07/2018 20:36:00

4 formas de diminuir o consumo de sal no dia a dia


4 formas de diminuir o consumo de sal no dia a dia
Ilustração

Com a popularização da comida industrializada, o consumo de sal aumentou no Brasil e no mundo. Para se ter ideia, o brasileiro consome o dobro de salrecomendado pela Organização Mundial de Saúde: cerca de 12 a 15 gramas de sal por dia, enquanto o ideal para um indivíduo saudável é de 5 a 6 gramas por dia.

Em entrevista ao site EBC, o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Celso Amodeu, explicou que o excesso de sódio na alimentação faz mal ao coração e está ligado diretamente a casos de infarto do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência renal e hipertensão arterial.

Além disso, o consumo excessivo de sal também pode causar osteoporose, câncer de estômago, cálculo renal e catarata.

O médico lembra que 76% do sal que comemos não vem do sal que temperamos nossa comida, mas sim de alimentos processados e industrializados. Uma lasanha congelada, por exemplo, pode ter cerca de 1.700 mg de sódio, ou seja, quase o recomendado por dia.

Mas é possível diminuir a quantidade de sal que consumimos no dia a dia. O site Medical Daily elencou quatro dicas simples que vai te ajudar nesta empreitada:

1. Leia o rótulo dos alimentos

TETRA IMAGES - JAMIE GRILL

 

Verificar a tabela nutricional dos alimentos, inclusive os processados, é a melhor forma de obter informações sobre o que você está adquirindo -- e consumindo.

De acordo com a OMS, o recomendado é 2000 miligramas por dia (ou 2 gramas de sódio), o que equivale a 5g de sal.

Veja aqui alimentos ricos em sódio que você deveria evitar.

2. Faça a própria comida

HINTERHAUS PRODUCTIONS

O hábito de comer fora de casa pode ser mais prático, mas nem sempre é o mais saudável. Comidas congeladas, pré-preparadas e até mesmo de restaurante contêm mais sódio do que comida caseira. Isso inclui pizza, batata fria, pipoca, pão e macarrão instantâneo.

Além de ter menos sal, comida caseira também tem menos gordura, açúcar e outros ingredientes industrializados.

Não sabe por onde começar? Listamos receitas saudáveis e práticas que vão muito além da saladinha.

3. Use temperos alternativos

MAREN CARUSO

O brasileiro gosta de sal. Em vez disso, por que não usar temperos naturais, como ervas, especiarias, pimentas e até um limãozinho? Além de mais saudável, a comida ficará mais saborosa.

Ensinamos como fazer a própria horta em casa.

4. Peça comida sem sal no restaurante

GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

Você pode pedir ao garçom para o chef não acrescentar sal no prato e deixar que você mesmo faça isso, na mesa. Restaurantes, principalmente de fast-food, costumam exagerar no sal no preparo das comidas. Com www.huffpostbrasil.com 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News