25/04/2024 11:45:08

Economia
01/07/2018 07:39:00

Passamos uma semana vivendo apenas com bitcoins: confira relato


Passamos uma semana vivendo apenas com bitcoins: confira relato
Ilustração

Com revista galileu

Foi durante uma reunião de pauta que o assunto surgiu. “Quem topa fazer essa matéria?”, perguntou Giu, nossa editora-chefe. Uma bola de feno passou rolando. Acho que, assim como eu, meus amigos sabiam o tamanho da treta. Mas aí, antes que os grilos começassem a cantar, resolvi ser ousado: “Eu faço! Mas não sei nada sobre o assunto”, falei, acolhendo um tema que me é tão estranho quanto citar a mim mesmo em uma reportagem.

Então, com os R$ 1.500 que a revista me liberou, fui abraçar meu destino. Apesar da vontade de pegar o dinheiro e fugir pro México, fiz o que qualquer ser humano com um cabo de conexão faria na minha situação: digitei “Como funciona o bitcoin” no Google. Segui os tutoriais da mesma forma que meu pai segue as receitas da Rita Lobo: com meticulosa atenção e sem a mínima noção do resultado. O primeiro passo foi criar um cadastro no site Mercado Bitcoin*, que é bastante intuitivo. Só não digo que até meu primo de sete anos conseguiria usá-lo porque, provavelmente, foi ele mesmo quem o programou.

Para testar, transferi apenas R$ 100 para a conta que o site me passou. Demorou um dia para cair o dinheiro. Aí, sim, transferi todo o resto, que levou mais um dia para cair. Achando que seria mais rápido, perdi três dias do meu prazo. E isso explica porque escrevo este texto um dia antes do fechamento — desculpa, chefa, a culpa é dos bancos tradicionais.

Com a grana disponível, restava saber como eu faria as transações nas lojas físicas. Quem me ajudou nessa foram os tutoriais dos nossos amigos do TechTudo, parte do mesmo núcleo da GALILEU. Baixei a carteira virtual BRD (Bread Wallet) no celular, transferi os bitcoins para lá e comecei minha jornada.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News