26/04/2024 01:29:32

Maceió
30/06/2018 16:30:00

Maceió vai receber 500 câmeras de videomonitoramento, diz SMTT


Maceió vai receber 500 câmeras de videomonitoramento, diz SMTT
Ilustração

Com gazetaweb

As vias de Maceió começam a receber - em setembro deste ano - novos equipamentos de fiscalização por videomonitoramento. A informação é do superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Moura. O objetivo, segundo ele, é coibir infrações de trânsito como estacionar em local proibido e usar a faixa azul de forma indevida.

Ainda segundo o superintendente, a capital deve receber, inicialmente, 150 câmeras, mas a quantidade deve chegar a 500.

 

"Esta fiscalização não incide sobre velocidade [decisão judicial proibiu a fiscalização desse tipo de infração por meio dos pardais]. Vamos instalar câmeras em toda a cidade para flagrar infrações como estacionar de forma irregular, ultrapassar sinal vermelho e dirigir na faixa azul. Na faixa exclusiva para ônibus, inclusive, vamos colocar câmeras ao longo de toda a pista, para que, de dentro da nossa central de monitoramento, possamos autuar e multar quem desrespeitar a norma de trânsito", explicou Antônio Moura.

À Gazetaweb, ele acrescentou que as câmeras vão ganhar, principalmente, os corredores de ônibus e os cruzamentos das vias mais importantes. "Da nossa central, o agente de plantão fotografa rapidamente, pega a placa e já faz a autuação", reforçou o superintendente, que lamenta o fato de os acidentes de trânsito terem aumentado em Maceió, após a decisão que proibiu, em maio deste ano, o uso dos radares. 

"A nossa estatística aponta um aumento do número de acidentes. No primeiro semestre de 2017, foram cerca de 90 acidentes. Já no mesmo período deste ano, sem a fiscalização eletrônica, já alcançamos algo em torno de 140", afirma o gestor da SMTT.

Ainda segundo Antônio Moura, o aumento está diretamente relacionado à ausência dos pardais. "A gente entende que o desligamento dos equipamentos faz com que as pessoas não respeitem as leis de trânsito. A gente lamenta profundamente o desligamento dos equipamentos. Até entendemos que podem ser ajustados, mas retirá-los, na nossa opinião, foi como retirar a polícia das ruas", avaliou o superintendente

Na oportunidade, Antônio Moura recordou que, antes da decisão judicial, eram 62 pardais em 25 localidades de Maceió, assegurando que a Prefeitura ainda não desistiu de retomar este tipo de fiscalização eletrônica. "Nós não desistimos. Cumprimos a decisão judicial e estamos recorrendo a outras instâncias. Mas, em paralelo, vamos começar a fiscalização, por videomonitoramento, para combater outras infrações", explicou Antonio Moura. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News