28/03/2024 18:03:39

Saúde
28/06/2018 12:36:00

Maioria das saladas prontas está contaminada por bactérias, diz estudo


Maioria das saladas prontas está contaminada por bactérias, diz estudo
Ilustração

Se você costuma comprar saladas em estabelecimentos fast food ou restaurantes delivery, aqui vai um alerta: é preciso lavá-las antes de comer, ainda que a frase “pronta para consumo” venha escrita na embalagem.

 

De acordo com um estudo do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, de Campinas (SP), 90% das saladas vêm contaminadas por bactérias e coliformes fecais em níveis 10 vezes mais altos do que o permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 100 unidades de coliformes por grama do alimento.

 

As pesquisadoras Milene Almeida, Tamires Teixeira e Jacqueline Camargo, da área de biomedicina, analisaram 20 amostras de saladas prontas, sendo 12 de restaurantes delivery, que entregam os alimentos em casa, e 8 de fast foods. Desse total, 18 continham mais bactérias e coliformes do que o normal – apenas dois tipos de saladas delivery foram liberadas para consumo – mas as marcas não foram divulgadas.

“A gente quer chamar a atenção das pessoas que comercializam esses produtos. Não é só lavar, tem que saber higienizar a salada muito bem”, aponta a microbiologista Rosana Siqueira, professora que coordenou o estudo. Segundo ela, tudo o que vem do solo contém bactérias, pois muitas vezes a água de irrigação não é potável, os agrotóxicos são fortes e o transporte não é seguro. “É importante lavar bem as mãos, usar luvas para manipular os alimentos, tomar cuidado com tábuas, não esquecer de higienizar os utensílios”, destaca a professora. 

Bactérias encontradas em saladas

 

puhimec: –© Thinkstock/Getty Images –

 

Os micro-organismos encontrados podem causar diversos problemas no corpo humano, desde complicações gastrointestinais até doenças pulmonares. Um dos que foram encontrados em maior número nas saladas foi a Escherichia coli, indicador de contaminação fecal – tanto por fezes de animais quanto de humanos. “Demonstra a pura falta de higienização de quem manipula o alimento”, explica Rosana.

 

Outra bactéria perigosa achada na pesquisa foi a Pseudomonas aeruginosa. Uma única amostra tinha mais de 1 milhão de unidades do organismo microscópico. Rosana destaca que a Pseudomonas é oportunista: “Não causa muitos problemas em pessoas saudáveis, mas é prejudicial para quem já está debilitado, com o sistema imunológico fragilizado”. Nesse caso, pode provocar uma forte diarreia, vômito, dores no corpo e febre.

Por fim, o levantamento aponta que a Staphylococcus aureus também estava nas saladas. A bactéria é comumente achada nas fossas nasais e pode estar presente nas mãos, em caso de falta de limpeza apropriada. “Ela causa intoxicação alimentar e também indica a má higienização dos manipuladores da salada”, diz Rosana.

Como higienizar as saladas corretamente?

Para se proteger da contaminação, Rosana destaca que o ideal é deixar a salada de molho em uma solução com água sanitária. Basta misturar 1 ou 2 colheres (sopa) em 1 litro de água e deixar os alimentos por cerca de 10 minutos. Em seguida, lave bem cada item do prato em água corrente.

 

salada-abacate-tomate: –© Thinkstock/Getty Images –

 

Vale ficar atenta aos alimentos ingeridos com casca, como tomates e pepinos. Depois de lavar as folhas delicadamente para que elas não desmanchem, é comum apenas passar umaágua na superfície dos ingredientes maiores, mas a prática não é indicada pela microbiologista: “Se quiser retirar os micro-organismos, é bom esfregá-los mais e deixar tudo de molho na solução de água sanitária”.

 

Outra estratégia que pode amenizar as bactérias, caso não seja possível higienizar a salada, é temperá-la com vinagre e limão. “Você não vai deixar o tempo suficiente para descontaminar os alimentos, mas misturar os temperos já ajuda”, ressalta Rosana.

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Fica o aviso: “Não é porque a salada é bonita, saudável e ‘pronta para consumo’ que ela é inofensiva para a saúde”. Com boa forma



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News