24/04/2024 23:27:36

Especial
27/06/2018 12:36:00

A medicina se aproxima cada vez mais da espiritualidade


A medicina se aproxima cada vez mais da espiritualidade
Ilustração

Uma dupla de peso integrou a única mesa do XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que debateu o tema espiritualidade: Anna Cristina Pegoraro de Freitas, psicóloga e mestre em ciências da religião pela PUC-Minas, onde dá aulas; e Anita Liberalesso Neri, também psicóloga e professora do programa de pós-graduação em gerontologia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Nas últimas três décadas, houve um notável crescimento no número de estudos que abordam questões relacionadas às implicações da religiosidade e espiritualidade na saúde física e mental dos pacientes.

A professora Anna Cristina pontuou as diferenças entre religião, religiosidade e espiritualidade. De acordo com os teóricos, entre os quais se destaca Harold G. Koenig, religião é um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos designados para facilitar o acesso ao sagrado. A religiosidade se dá quando um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião e a espiritualidade é a busca pessoal para entender questões relacionadas ao sentido da vida e as relações com o transcendente – e pode ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas.

“Revisões sistemáticas avaliaram que intervenções religiosas e espirituais tiveram resultados promissores, como menor ansiedade e depressão, em alguns contextos específicos, assim como menos dor, melhor funcionalidade e maior qualidade de vida em pacientes com câncer”, ela relatou. Apesar de reconhecer a importância de religião e espiritualidade no conjunto de estratégias para lidar com circunstâncias adversas, a professora Anita fez uma ressalva sobre o que chamou de um excesso de expectativas sobre a construção de uma maior resiliência psicológica, ou seja, a capacidade de se recuperar de reveses. “Cuidado para não usarmos a resiliência de maneira muito pródiga”, afirmou Anita, “como se estivesse ao alcance de todos.

Pessoas desfavorecidas estão mais expostas, porque são impactadas continuamente. Não esqueçamos que vantagens geram vantagens e desvantagens geram desvantagens”.A Duke University tem um centro dedicado à espiritualidade, teologia e saúde. A universidade criou inclusive uma Escala de Religiosidade, que abrange cinco questões envolvendo a frequência com que a pessoa vai a uma igreja, templo ou encontro religioso; a dedicação do seu tempo a atividades religiosas; se sente a presença de Deus; se crenças religiosas estão por trás de toda a sua maneira de viver; e se se esforça para viver a religião em todos os aspectos da vida. A médica norte-americana Christina Puchalski desenvolveu o Questionário FICA, que inclui perguntas sobre se o paciente gostaria que o profissional de saúde considerasse a questão da religiosidade/espiritualidade no tratamento. “Quando alguém está vivendo momentos de dor intensa, ou talvez enfrentando os momentos finais de sua vida, surgem muitas questões relacionadas com a espiritualidade. Não se trata apenas de administrar morfina ou medicamentos para aplacar a dor, e sim de ouvir aquele paciente”, defendeu em vídeo disponível no YouTube. Esse blog já havia tratado do assunto numa entrevista com o cardiologista Roberto Esporcatte, professor-adjunto de cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Gemca, o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular. Na ocasião, ele disse que conhecer os valores espirituais do paciente deveria fazer parte da anamnese. Com g1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News