23/04/2024 06:19:00

Justiça
27/06/2018 20:36:00

STF decide conceder liberdade provisória a ex-ministro José Dirceu


STF decide conceder liberdade provisória a ex-ministro José Dirceu
Ex-ministro José Dirceu
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a execução da pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A sessão ocorreu no começo da tarde desta terça-feira (26/6), por 3 votos a 1. A maioria acompanhou o voto do relator, ministro Dias Toffoli. O único voto contrário foi do ministro Edson Fachin, relator dos casos da Operação Lava-Jato na Suprema Corte.
 
O ministro Celso de Mello não estava presente na sessão. Os outros integrantes da Turma, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski também acompanharam o relator. A suspensão, no entanto, não é uma decisão definitiva, mas sim, apenas uma cautelar. 
 
O argumento para conceder a liberdade é que os recursos do petista ainda podem ser julgados favoráveis dentro dos tribunais superiores, inclusive no STF. Dirceu foi condenado a 30 anos e 9 meses de prisão, após ter sido condenado em abril deste ano pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de ter recebido R$ 10 milhões em propina de empreiteiras, por meio de de contratos superfaturados da Petrobras. 
 
Durante o julgamento, Edson Fachin disse que a decisão seria contrária ao entendimento do STF, que autoriza prisão após condenação em segunda instância. Mas Toffoli discordou.  Com correio braziliense
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News