20/04/2024 06:50:24

Esportes
25/06/2018 11:01:00

Fifa abre processo contra dupla suíça após comemoração polêmica


Fifa abre processo contra dupla suíça após comemoração polêmica
Gesto pode ser sido obceno

Neste sábado (23), dia seguinte à vitória heroica sobre a Sérvia, a seleção suíça tem dois de seus principais jogadores na mira do Comitê Disciplinar da Fifa. A entidade abriu processo disciplinar contra Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, autores dos gols contra os sérvios e de gestos polêmicos durante a comemoração.

A investigação foi divulgada pela própria Fifa em comunicado oficial. O gesto em questão é o cruzamento das mãos à frente do corpo, que representa a águia negra de duas cabeças, símbolo presente na bandeira da Albânia. A dupla comemorou gols assim pois têm em comum a etnia albanesa, que vive conflito com a Sérvia pela autonomia da província de Kosovo (de maioria albanesa).

Após o jogo, Shaqiri confirmou que o gesto foi uma atitude política, mas preferiu não polemizar. "Não quero falar sobre isso. No futebol, você tem emoções à flor da pele. São só emoções. Não é nada mais que isso, não precisamos falar disso".

A Fifa avaliou, na mesma partida, distúrbios e mensagens políticas e ofensivas por parte da torcida sérvia; por isso também abriu procedimento contra a Associação de Futebol da Sérvia. Já o técnico Mladen Krstajic é alvo de investigação preliminar devido a supostas declarações políticas que teria feito após o jogo. Na ocasião, ele comparou o uso do árbitro assistente de vídeo à Corte Internacional de Justiça, que condenou líderes iugoslavos por ocasião dos conflitos nos Bálcãs. Com informações da Folhapress. Com notícias ao minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News