26/04/2024 07:55:37

Vida e Estilo
25/06/2018 14:30:00

Pipoca é saudável? Depende de como você a prepara


Pipoca é saudável? Depende de como você a prepara
Ilustração

Está para ser criada uma combinação mais perfeita do que uma pipoquinha e um bom filme. Mas, muita gente se pergunta se esta pipoca faz bem ou não para a saúde.

De fato, a ciência já provou que a pipoca contém antioxidantes, poderosas moléculas que combatem radicais livres, e boas doses de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.

Mas será que ela pode ser considerada um petisco saudável? Segundo a nutricionista Abby Langer, sim. Mas depende de como ela é preparada.

Ao Medical Daily, a nutricionista explica que quanto mais pura for a pipoca, mais saudável ela é. Ou seja, o melhor jeito de fazer pipoca é na panela, com o calor do fogo. Quando nada é adicionado (sal, manteiga e temperos prontos), a xícara de pipoca contém apenas 30 calorias. Quando ela é feita deste modo, ela também é livre de gordura, sódio e colesterol.

E a pipoca de microondas? Para o médico Len Horovitz, elas contêm excesso de gordura, sódio e colesterol. Além disso, alguns sacos de pipoca de microondas são revestidos com ácido perfluoro-octanoico, um produto químico que tem sido associado ao câncer em estudos com animais. Contudo, não há evidência que a substância é cancerígena para os seres humanos.

Qual a porção ideal de pipoca?

Se você é daqueles que não sabe ir ao cinema sem uma pipoquinha com manteiga, cuidado. Uma pipoca grande com manteiga pode ter mais de 1.000 calorias, e muito mais gordura e sódio do que o recomendado para uma refeição. A porção ideal de pipoca é de 3 xícaras, que não chega a ter 100 calorias.

Mas lembre-se que esses valores podem aumentar se você acrescentar manteiga ou temperos artificiais. Manteiga, por exemplo, é rica em gordura trans e aumenta os níveis de colesterol. Já os temperos artificiais são uma verdadeira explosão de sódio.

A pipoca doce de microondas, reitera a nutricionista Laura Jeffers, também é feita com adoçantes artificiais, o que torna o snack pouco saudável.

"Temperos leves e saudáveis são sua melhor aposta se você não quiser consumir a pipoca pura. Você pode acrescentar um pouco de páprica, queijo parmesão, pimenta ou gengibre em pó, por exemplo", finalizou. Com agências



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News