20/04/2024 05:34:54

Especial
22/06/2018 12:06:00

Colômbia devolve fósseis do patrimônio brasileiro confiscados de contrabandista


Colômbia devolve fósseis do patrimônio brasileiro confiscados de contrabandista
Fósseis serão devolvidos ao Brasil

Sete fósseis que fazem parte do patrimônio do Brasil foram devolvidos nesta quarta-feira (20) pelo governo da Colômbia, que havia confiscado-os de um contrabandista no ano passado, informou a chancelaria.

As peças paleontológicas entregues têm "uma conotação científica importante para o estudo dos seres vivos que habitaram o atual continente sul-americano, quando este ainda não havia se separado completamente da África", indicou o ministério em um boletim.

Os fósseis foram confiscados em dezembro de 2017 de um cidadão coreano na cidade de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, disse à AFP o policial de alfândegas encarregado da investigação.

As autoridades detectaram ossos escondidos em caixas de papelão nas malas do homem, que havia entrado por via aérea ao país a partir da Venezuela e pretendia levar o patrimônio aos Estados Unidos.

Depois de realizar as verificações correspondentes com o serviço geológico, a chancelaria acordou com seus homólogos brasileiros a devolução dos fósseis.

As autoridades também apresentaram o crânio de um dinossauro marinho, o "Callawayasaurus colombiensis", que se encontrava na Universidade de Berkeley (EUA) havia 50 anos e que foi devolvido voluntariamente à Colômbia em março. Com yahoo notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News