16/04/2024 08:42:35

Saúde
21/06/2018 07:34:00

Andradina confirma a morte de mais duas pessoas por gripe H1N1


Andradina confirma a morte de mais duas pessoas por gripe H1N1
Ilustração

A Secretaria da Saúde de Andradina (SP) confirmou, nesta quarta-feira (20), mais duas mortes provocadas por Influenza A H1N1. Assim, a cidade contabiliza três mortes provocadas pela doença neste ano.

De acordo com a secretaria, as vítimas são uma idosa de 74 anos e uma mulher, de 58, que tinha problemas crônicos de saúde. Elas não haviam recebido a vacina contra a gripe, ainda conforme a prefeitura.

Segundo a secretaria, a cobertura da vacinação contra a gripe está em 83% na cidade, no entanto, o grupo de gestantes e crianças atingiu menos de 60% do público-alvo. A campanha termina nesta sexta-feira (22).

A primeira morte na cidade foi confirmada no mês passado. A vítima foi um homem de 39 anos que morava no bairro Pereira Jordão e morreu no final de abril. De acordo com a secretaria, ele era diagnosticado com diabetes.

Sintomas e tratamento

A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas. g1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News