16/04/2024 20:29:23

11/01/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

As ações de prevenção e combate à dengue, desenvolvidas pela Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, colocaram o município como referência no trabalho de promoção à saúde em Alagoas. Apesar de o município ter enfrentado uma epidemia da doença, com um índice de infestação de 3%, no ano passado, as estratégias de mobilização social ajudaram as equipes de saúde no trabalho de combate à dengue em Arapiraca.

Além do trabalho realizado na área urbana e na zona rural, as equipes de promoção à saúde conseguiram mobilizar estudantes, professores, soldados do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército Brasileiro, que participaram das ações como voluntários do mutirão contra o mosquito transmissor da doença. Os mutirões também contaram com o apoio de associações de moradores, grupos religiosos e associação de idosos. O grupo percorreu várias comunidades, inspecionando os imóveis e orientando os moradores com a distribuição de folhetos educativos e sacolas plásticas para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, explicou que a prefeitura adotou ações de prevenção e assistência à população, com a capacitação de funcionários e técnicos, bem como a compra de equipamentos médicos para as unidades de saúde, que funcionaram em plantões nos fins de semana e feriados para o atendimento aos moradores.

Novas estratégias

Ainda de acordo com a secretária, para este ano o município vai reforçar ainda mais as ações de promoção à saúde. Na manhã desta sexta-feira, Aurélia Fernandes esteve reunida com os chefes de departamentos e profissionais de saúde, a fim de traçar as novas estratégias de trabalho para os próximos anos em Arapiraca. “O prefeito Luciano Barbosa tem apoiado nossas ações, que irão continuar priorizando a atenção básica e a promoção à saúde dos moradores da área urbana e das comunidades rurais do município”, completou a secretária.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 26
Notícias Agora
Google News