26/04/2024 06:07:55

10/01/2009 00:00:00

Cultura


Cultura

O cineasta alagoano, Hugo Damata que mora em São Paulo, há mais de 40 anos, retornou ao estado para filmar um documentário sobre a trajetória do primeiro Rei Negro do Brasil, Obá Sobá Geleju Adelabú III José Mendes, que nasceu em União dos Palmares e é tataraneto de Zumbi dos Palmares.

Ele também visitou a comunidade remanescente quilombola do Carrasco, que é formada por 218 famílias e foi reconhecida oficialmente no ano de 2004 pelo Ministério da Cultura.

Para iniciar o trabalho, o cineasta alagoano visitou as comunidades dos Quilombolas de nos municípios de Traipu, Batalha, Feira Grande, a Serra da Barriga, em União dos Palmares, Taquarana, Palmeira dos Índios e Arapiraca.

Para o cineasta alagoano, que está recebendo o apoio da Câmara Municipal de Arapiraca da Prefeitura, o objetivo é resgatar a história transformá-la em película, mostrando a verdadeira história do Zumbi dos Palmares, que segundo ele, ainda vem sendo confundido entre um herói e um bandido.

“Zumbi nunca lutou por causa própria, mas sim, defendendo os direitos dos negros no Brasil, como também dos próprios índios”, ressaltou Damata.

Damata disse que o trabalho será feito um completo mapeamento e discutindo com historiadores e entidades ligadas ao Zumbi dos Palmares, percorrendo toda a sua trajetória de lutas.

Segundo ele, as filmagens estão previstas para a primeira semana de maio, tão logo sejam concluídas as pesquisas e as coletas dos dados.

O cineasta garante que o cenário será todo projetado e construído de acordo com a época, se aproximando o máximo possível da realidade.

O elenco conforme explicou o cineasta, deverá ser da Rede Globo de Televisão que já estão sendo escolhidos e verão ter seus nomes divulgados em fevereiro.

O documentário também terá a participação especial dos moradores das regiões onde existam remanescentes dos Quilombos do Palmares, preservando o seu estilo de vida, a própria linguagem da época.

“O filme não será regional. Queremos transformá-lo em nível internacional, de acordo como a própria história nos conta”, garante ele.

por Assessoria
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News