24/04/2024 21:15:35

Especial
19/06/2018 12:07:00

Deputados do Canadá aprovam legalização da maconha


Deputados do Canadá aprovam legalização da maconha
Ilustração
Os deputados canadenses aprovaram nesta segunda-feira (18) o projeto de lei para legalizar a maconha, que fará do Canadá o primeiro país do G7 a permitir o consumo livre desta droga. 
 
O texto legislativo foi aprovado por 205 votos contra 82 e foi enviado ao Senado, que o havia alterado. De acordo com a Constituição do Canadá, o Senado pode atrasar a aprovação de um projeto de lei, mas não bloqueá-lo. 
 
Uma vez que a câmara alta o aprove, este deverá receber a sanção real (assinatura do decreto de aplicação). Espera-se que a legislação se torne efetiva no início de setembro.
 
Na semana passada o governo liberal havia rejeitado 13 das 46 emendas propostas pelo Senado, que havia aprovado o projeto de lei na semana anterior, depois de sete meses de estudos. 
 
Uma destas emendas teria deixado para as províncias a opção de proibir o cultivo da cannabis em casa, como querem fazer em Manitoba e Quebec. Mas o governo se opôs fortemente a isso. 
 
"Reconhecemos que há diversas perspectivas em todo o país, mas fizemos os estudos e as consultas em relação ao cultivo em casa", declarou naquele momento o primeiro-ministro, Justin Trudeau, ao justificar a decisão do governo de autorizar o cultivo de quatro plantas de maconha por pessoa. 
 
"Em três anos, poderemos revisar o que funciona e o que não funciona" na lei, disse.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News